Confira a programação que começa nesta quarta, 18
A VIII Mostra BNB do Cinema Paraibano homenageia a atriz paraibana Soia Lira e destaca o crescimento do audiovisual na Paraíba. O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) em Sousa será palco da VIII Mostra Banco do Nordeste do Cinema Paraibano, que começa nesta quarta, 18, e celebra a produção audiovisual paraibana. Nesta edição, a mostra homenageia a renomada atriz Soia Lira, celebrando sua trajetória que se iniciou nos palcos de Cajazeiras e se consolidou no cinema nacional, com atuações marcantes em filmes como “Central do Brasil”, que foi concorrente ao Oscar e “Pacarrete”, premiado no Festival de Gramado.
A programação oferece uma variedade de atividades, incluindo cursos, palestras, debates com diretores, lançamentos de filmes, e dois shows musicais. Um dos destaques é a Sessão Especial em Homenagem à Soia Lira com a exibição do filme “Pacarrete,” dirigido por Allan Deberton.
Nascida em Cajazeiras, Soia Lira iniciou sua carreira artística no teatro ao lado de seus irmãos, os atores Buda Lira, Nanego Lira, e o diretor Bertrand Lira. A atriz ganhou notoriedade no teatro brasileiro com sua participação no espetáculo “Vau da Sarapalha.” No cinema, participou de produções premiadas como “Central do Brasil” e “Pacarrete,” tornando-se uma referência para o cinema nacional.


A mostra abre no dia 18 deste mes, às 15h30, com a exibição de filmes realizados no sertão paraibano, como “Nos Trilhos da Estação,” de Ênio Marques, um documentário que celebra a história e cultura do bairro da Estação em Sousa. Ainda no primeiro dia, serão exibidos “Destino: Além das Margens,” “Um Sertão Profundo,” e “Noite Feliz.”
No dia 19, às 8h e 13h30, a diretora Carine Fiúza apresenta o curso “Imagens da Resistência: A Trajetória da Representação Negra no Audiovisual Brasileiro,” que traça a linha do tempo da representação negra no cinema nacional. Às 15h30, Kleyton Jorge Canuto realiza a palestra “Cinema e Identidade Regional – Narrativas da Paraíba no Audiovisual,” discutindo as identidades presentes no cinema paraibano. A noite será marcada pela exibição de filmes dirigidos por mulheres, com “Preciso Falar do Futuro Além Mar,” de Carine Fiúza, e “A Luz de Mãe Rita,” de Andryelle Araújo.
Na sexta-feira, dia 20, além da continuidade do curso de Carine Fiúza, a programação traz a exibição de “Crias da Piollin,” de Bertrand Lira, que narra a trajetória de um dos grupos mais importantes do teatro brasileiro. O ponto alto do dia será a “Conversa com a Atriz Homenageada – Soia Lira: Dos Palcos de Cajazeiras ao Cinema Nacional”, às 15h, mediada pelo produtor e curador da Mostra, Sérgio Silveira e pelo diretor Bertrand Lira.
À noite, o público poderá assistir a filmes impactantes como “Joana,” de Patrícia de Aquino, que narra o dilema de uma mulher presa em um relacionamento abusivo, e o surpreendente curta “Ladário,” de Ed Júnior. As exibições serão seguidas por um grande show musical de Nathalia Bellar no Calçadão Mundinho Teodoro.O encerramento no sábado, 21,vai apresentar uma exibição especial do filme “Pacarrete,” seguida por um show da DJ Black Swan, encerrando a mostra com uma homenagem inesquecível à Soia Lira.







