Nesta quarta, 31, tem debates com especialistas
O centenário de nascimento de um dos maiores artistas do Brasil será comemorado nesta quarta-feira, 31, com uma programação especial. Um debate na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), a partir das 15h. O escultor, desenhista, gravador, ceramista e professor Abelardo da Hora é uma das figuras mais importantes das artes plásticas do Brasil. Um artista cuja obra dialoga com a cultura popular, com forte engajamento político.
O evento irá acontecer no Memorial Abelardo da Hora, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego. A mesa para o debate terá em sua formação vários especialistas sobre a vida e a obra do artista pernambucano, que tem forte vínculo com a Paraíba (onde se encontra maior parte de suas obras). Participarão do debate Sicília Calado, Paulo Bruscky, José Brito, Moacir dos Anjos, Átila Tolentino e Daniel da Hora.
O Memorial Abelardo da Hora foi inaugurado em 2022. É um museu dedicado à obra desse mestre, com mais de 250 obras, entre esculturas, desenhos, pinturas, gravuras, cerâmicas e tapeçaria. Com coordenação de curadoria e expografia de Daniel da Hora, o MAH (equipamento da Funesc) é o maior museu biográfico sobre um artista expressionista de todas as Américas.
Oficina – Na semana de comemoração do centenário, o Educativo MAH vai oferecer oficinas gratuitas para crianças. Essas atividades compõem a ação ‘É hora de brincar!’. As oficinas acontecerão nos dias 30 de julho e 1º, 2 e 3 de agosto, no próprio Memorial Abelardo da Hora. Não é necessário fazer inscrição. Confira a programação completa das oficinas abaixo:
30/07 (Terça-feira) – Oficina de gravura/gesso
Manhã (10h às 11h)
Tarde (15h às 16h)
01/08 (Quinta-feira) – Oficina de gravura/carimbo
Manhã (10h às 11h)
Tarde (15h às 16h)
02/08 (Sexta-feira) – Oficina de pose rápida/modelo vivo
Manhã (10h às 11h)
Tarde (15h às 16h)
03/08 (Sábado) – Oficina de pose rápida/modelo vivo
Tarde (16h às 17h)







