Espaço temático reúne cenografia, música e gastronomia
O município de Remígio ganhou uma vila temática com réplicas cenográficas de pontos importantes da cidade, que fica no brejo paraibano, distante 145 quilômetros de João Pessoa: a Vila Marical, iniciativa da pedagoga Jaqueline Freitas. Muito envolvida com a cultura, ela tinha o sonho de empreender, mas só definiu o que iria fazer depois de uma consultoria com Alessandra Lontra. A consultora utilizou as memórias do universo da avó de Jaqueline, chamada de Marical, e daí surgiu a vila, que além da cenografia com uma réplica da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, tem a casa da benzedeira, padaria, lojinha de produtos da terra, música e gastronomia. O local pode ser reservado para eventos privados e grupos.


A Vila Marical, em homenagem a avó de Jaqueline Freitas, é um sonho realizado
A cidade de Remígio possui uma fábrica de alumínio que abastece toda a região, e produz panelas e utensílios com qualidade e criatividade. Sucesso as mini panelas e cuscuzeiras coloridas. Quem gosta de objetos e louças de barro feitas na tradição rural não deve deixar de conhecer a Tapera Artesanato, que vende ainda plantas de região e licores de frutas, tudo feito por Vania Santos. Ela já foi até para o São Paulo Fashion Week com suas criações.


Vânia Santos recebeu os jornalistas e guias de turismo que visitaram a Tapera Artesanato
E que tal conhecer um mecânico de automóvel cujo sonho era ter um cinema? E ele conseguiu. O único cinema de rua da Paraíba sem pertencer a grandes grupos está em Remígio. O cine RT, de Regilsom Silva, funciona com tudo o que um cinema tem. Ele alugou o antigo cinema São José, que estava desativado, e conseguiu reabrir desde 2012. “ Muitos achavam que eu não ia conseguir exibir filmes comerciais. Levei muito “não”, mas hoje com a digitalização faço lançamentos de igual a igual aos grandes cinemas” Atualmente está em cartaz com quatro filmes entre eles “The Chosen”e os “Os estranhos”. Quando criança e sem dinheiro ele varria o cinema pra poder assistir os filmes.


Igreja Matriz com o coral Companhia da Voz e o mecânico Regilsom Silva, dono de cinema
Outra dica em Remígio é passar na Lagoa dos Passos e na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, e, se tiver sorte, vai pegar um ensaio do Coral Companhia da Voz, formado por crianças de escolas municipais. E pra fechar no clima de cultura raiz a sugestão é o Bar do Caranguejo, que além dele, serve almoço completo e caipirinhas de cachaças da região. Jornalistas e guias de turismo viajaram à convite da Vila Marical com apoio da PBTUR e Prefeitura de Remígio. (RosaAguiar- Expedição: Jornalistas na Estrada)







