Close Menu
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Facebook X (Twitter) Instagram
Mais Turismo e Cultura
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Mais Turismo e Cultura
Home»Destaques»Aberto os Jogos Indígenas da Paraíba
Destaques

Aberto os Jogos Indígenas da Paraíba

11 de abril de 20242 minutos de leitura
Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Threads LinkedIn Telegram Copy Link Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email Copy Link

Entre os esportes, cabo de guerra e arco e flecha

Fotos: Luciano Ribeiro

Os Jogos Indígenas da Paraíba 2024 foram abertos, nesta quarta-feira, 10, com uma cerimônia realizada na Aldeia Três Rios, localizada no município de Marcação. O evento contou com desfile dos representantes das mais de 30 aldeias participantes, apresentações culturais típicas dos povos potiguara, dança do toré, além do acendimento da tocha, bem como o juramento do atleta.

Os Jogos Indígenas são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh). Participam integrantes das Aldeias localizadas em Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.
 
Durante a cerimônia de abertura, o acendimento da tocha foi realizado pelo Pajé Josecir, da aldeia anfitriã, e os que integraram as apresentações culturais na solenidade estarão competindo, até o domingo, 14, nas modalidades de: futebol de campo, corrida de tora, futsal, natação no rio, canoagem, cabo de guerra e arco e flecha.
 

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, ressaltou a empolgação dos participantes. “Em pleno mês que é comemorado o dia dos povos indígenas, o Governo do Estado realiza esse grande evento, movimentando todas as aldeias potiguara localizadas nos municípios do Litoral Norte. Impressionante a empolgação de cada um participante, o que mostra que é uma ação que mescla saúde, esporte, lazer e interação”, disse.
 
“A gestão estadual mais uma vez atende o povo potiguara trazendo o esporte para nossas aldeias fazendo a alegria de crianças, homens, mulheres e idosos. Aqui hoje foi mais uma prova de inclusão, pois são os povos que primeiro habitaram o Brasil, sendo contemplados com esses Jogos”, frisou Sandro Gomes, cacique geral das Aldeias Potiguara

Compartilhar. WhatsApp Twitter Facebook Telegram Threads Copy Link

Relacionados

Uçá Rooftop recebe Guest Jampa com seis coquetéis

12 de maio de 2026

Presidente do Fórum de Turismo do Curimataú apresenta Caminho das Ararunas, no Salão Nacional do Turismo

12 de maio de 2026

Conhece o Sea Rooftop? Uma das mais belas paisagens de JP

11 de maio de 2026
Interessante

Uçá Rooftop recebe Guest Jampa com seis coquetéis

12 de maio de 2026

Presidente do Fórum de Turismo do Curimataú apresenta Caminho das Ararunas, no Salão Nacional do Turismo

12 de maio de 2026

Conhece o Sea Rooftop? Uma das mais belas paisagens de JP

11 de maio de 2026
imagem
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram Threads RSS
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
© 2026 Mais Turismo e Cultura. Designed by NIBWOZ.

Digite o que deseja pesquisar acima e tecle Enter para procurar. Ou Esc para cancelar a pesquisa.