Será no Centro Cultural São Francisco, às 19h

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, nesta sexta-feira,8, o I Concerto Oficial da Temporada 2024. O evento acontece no Centro Cultural São Francisco, a partir das 19h, sob a regência do maestro Nilson Galvão e será de homenagens às mulheres no dia dedicado a elas.

O presidente da Funjope, Marcus Alves, ressalta que o Brasil tem um histórico de belíssimas compositoras, intérpretes de música instrumental. “Com justiça, resolvemos fazer essa homenagem a todas as mulheres neste dia 8 de março. Agradeço ao maestro, aos nossos músicos, musicistas e, sobretudo, ao padre Marcondes Meneses pela acolhida que sempre dá ao nosso projeto”.

O maestro Nilson Galvão disse  que será um concerto especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e, por conta disso, contará com uma presença feminina marcante. “Na primeira parte do concerto vamos fazer árias de óperas para soprano com a soprano paraibana Izadora Chacon, de trechos de óperas bem famosas como Madame Butterfly, Gianni Schicchi, La Traviata. Estas são consideradas as mais belas árias e teremos uma mulher lá na frente como protagonista”.

Na segunda parte, a Orquestra vai tocar a Sinfonia nº 1 em Dó Menor, da compositora alemã Emilie Mayer, que escreveu muitas obras, inclusive seis sinfonias, e que foi muito tocada no início do século XX. Ela morreu em 1883, mas a obra continua viva após sua morte.

Izadora Chacon – A soprano Izadora Chacon, convidada especial do concerto, é filha do maestro Pedro Santos e da soprano Fátima França, iniciou seus estudos em canto com a mãe. Natural de João Pessoa, aos 5 anos ingressou no Coral Infantil do Departamento de Música da UFPB sob regência do professor João Gadelha, sendo coralista e solista. Na UFPB fez toda sua formação musical formando-se bacharel em violino na classe do professor Yerko Tabilo. Atualmente é preparadora vocal do Coral Universitário Gazzi de Sá, regido pelo maestro Eduardo Nóbrega, e professora de canto do Seminário Arquidiocesano da Paraíba.