Paraíba se destaca com dois executivos paraibanos no setor

A Paraíba tem se destacado no setor elétrico nacional, não só pelas condições favoráveis e investimentos em energias renováveis no estado, mas também pela presença de altos executivos em posições de relevância. Maurício Renato de Souza, que ocupa interinamente o cargo de Ministro de Minas e Energia, e André Pepitone, engenheiro  e ex-diretor-geral da ANEEL, que presidiu nos últimos quatro anos como diretor por dois mandatos consecutivos e, atualmente, é o diretor financeiro da Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo. O encontro aconteceu na sede do ministério, em Brasília. 

Para Pepitone, o encontro foi uma oportunidade para analisar a importância do avanço da energia renovável no país. “No ano de 2022, 92% da carga do Brasil foi atendida com energia renovável, e a Paraíba se destaca nesse cenário com a implantação de usinas solares e eólicas. Recentemente, o presidente Lula esteve em Santa Luzia, inaugurando uma usina eólica. Precisamos estimular o estado para que avance ainda mais na instalação de usinas renováveis,  o que ajuda a combater a desigualdade social no estado, gerando emprego e renda sobretudo na região do sertão, e ajudando o Brasil a atender sua carga com geração limpa, renovável e ajudando o país a caminhar em direção a transição energética”, analisa.

Maurício Renato de Souza tem contribuído interinamente para a continuidade das políticas e projetos do setor, alinhados aos objetivos nacionais de sustentabilidade e progresso do país. Já André Pepitone, com vasta experiência nacional e internacional, traz seu conhecimento em políticas energéticas, energias renováveis e inovação tecnológica.

Autoridades no setor – André Pepitone é nascido em Alagoas, mas filho e neto de paraibanos e reconhecido como filho da terra com os Títulos de Cidadão Paraibano e Pessoense, além da Medalha Epitácio Pessoa. O engenheiro atuou como diretor-Geral da ANEEL em dois mandatos consecutivos, é membro efetivo do conselho diretivo da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (ARIAE) e foi vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). Atualmente, é diretor financeiro da Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.