Objetivo é  gerar energia limpa e diminuir custos

A sustentabilidade está em pauta na Fazenda Portobello, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Com foco na preservação ambiental, geração de energia limpa e segura através da diminuição da emissão de 29.250 (vinte e nove mil duzentas e cinquenta) toneladas de gás carbônico, a fazenda inaugurou a usina fotovoltaica do Grupo Portobello, projetada e construída pela empresa Sunfor Energia. A tecnologia fotovoltaica  é utilizada para gerar energia elétrica mediante a irradiação dos raios solares. A luz do sol é renovável, ou seja, se regenera facilmente, espontaneamente, de forma natural, sem causar prejuízos à natureza.  

Segundo Carlos Borges, presidente do Grupo Portobello (Portobello Resort & Safari, Marina Portobello, Fazenda Portobello, Pousada e Marina Porto Imperial em Paraty), tomar medidas mais sustentáveis fará, daqui pra frente, com que diminua a redução dos custos operacionais do hotel. “A nossa conta de luz é um item grande e como queríamos mudar isso, a procura de um espaço mais sustentável, foi a solução“, explica ele.

A engenheira Marise Goncalves Rodrigues, do Grupo Portobello, mencionou: “Temos essa usina com vinte e cinco anos de garantia,  manutenção e segurança,  vinte e quatro horas por dia ela é monitorada. Os recursos naturais são finitos, em termos de energia alternativa. O recurso natural que é o sol e o vento transformam a energia renovável mantendo as nossas contas em dia e mantendo o nosso ecossistema protegido”. 

O Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, enalteceu que o Grupo Portobello inova sempre, principalmente na questão da sustentabilidade. “Percorremos o mundo inteiro e vemos o quanto as pessoas estão preocupadas com o turismo, com os selos sustentáveis. Por isso, não tenho dúvida de que o Portobello, mais uma vez, será referência para que outros empreendimentos possam seguir o mesmo modelo”. 

O prefeito de Mangaratiba, Alan Costa, elogiou a iniciativa do empresário Carlos Borges, que mencionou como um visionário ao optou por uma fazenda de energia solar, renovável, que não cause desgaste ao meio ambiente e que vai  destacar o complexo Portobello e toda a região. 

A redução de CO2  ajuda a conservar, não apenas o habitat, mas a fauna e flora, além da saúde pulmonar da população humana, principalmente de crianças e idosos, que passarão a respirar um ar mais puro, sem poluição.

 Serão beneficiados o resort em Mangaratiba, o Portobello Resort, a Marina Porto Imperial e a Pousada Porto Imperial, em Paraty, representando, ao todo, uma economia de cerca de 90% nas contas de energia. Com a usina solar em operação, o Grupo Portobello deixa também de emitir 1097,25 toneladas de CO2 por ano, economiza 611.430 km não percorridos por um veículo, além de representar mais de 28 mil árvores plantadas em um ano.

Serviço: Portobello Resort & Safari Rodovia Rio – Santos km 434 – Mangaratiba RJ – ZIP CODE 23860-000