Vai ter forró, xaxado, orquestras, quadrilhas

Com mais de 150 estandes de todas as regiões do estado, a Expo Turismo Paraíba, que acontece de 25 a 27 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa, vai movimentar o setor turístico apresentando inúmeras  opções de viagens  ricas em experiências inesquecíveis, em todo o país. São rotas e roteiros nas 12 regiões turísticas da Paraíba recheados de vivências e experiências gastronômicas e culturais para os mais de 18 mil visitantes que são esperados. E a feira caprichou este ano nas apresentações da cultura tradicional, com trinta atrações artísticas, que  vão mostrar o autêntico forró pé-de-serra, xaxado, repente, orquestras de frevo e pífano. As  orquestras de samba campeãs do Carnaval Tradição de João Pessoa já confirmaram, e também vai ter um gostinho do que virá no São João com as quadrilhas juninas. A cada 20 minutos haverá uma nova apresentação musical para animar os participantes da feira e permitir que eles experimentem a riqueza e diversidade cultural nordestina, imergindo na cultura paraibana.

Programação — No dia 25 de maio a Orquestra “Alumiar”, da cidade de Jericó,  começa sua apresentação as 15h30, seguida da Sinfônica de Gurjão e Trio de Forró “Prata da Casa” e “Os 3 do Xamego”. Às 18h a solenidade de abertura e em seguida  apresentações dos “Camarins da Terra”, São João da Paraíba de Sapé e o lançamento da Rota Cultural Caminhos da Tradição de João Pessoa, com a Tribo Indígena Ubirajara e “Urso Amigo Batucada”, campeões do carnaval da Capital.

No dia 26 de maio tem apresentação da Banda de Música “Santa Cecília”, da cidade de Sapé, a partir das 15h30. As atrações continuam com o “Memorial Casa de Farinha e João Pilão de Boa Fé” do município de Pilões; banda de pífano “Pimenta Malagueta” de Dona Inês e grupo de danças folclóricas “Braúnas”, de Patos. A quadrilha junina “Joia Rara”, de Mamanguape, se apresenta às 18h30, seguida de “Cangaço no Milharal Encantado” de Bananeiras, e a Escola de Samba Unidos do Roger e o Clube de Frevo da Capital. A noite encerra com o repente de viola com José Carneiro e Raízes do Nordeste — flauta doce,de Mamanguape.

O último dia, 27 de maio, tem apresentação do “Boi Estrela de Baraúna”, seguido da banda  “Tá Chegando o Arraía”, de Duas Estradas, Coco de Roda e Ciranda de Areia; grupo de Xaxado “Os Caba da Peste” de Itapororoca; grupo de dança “Flor de Caibeira” de Caraúbas, “Os Cangaceiros do Forró” e a Quadrilha “Malícia de Menina” de Pocinhos, e a Quadrilha “Encanto Matuto” de Itapororoca. A noite ainda terá o Grupo de Cultura “Os Cariris”, de Taperoá, o sexteto da Filarmônica Abdon Milanez, de Areia e a feira encerra com a banda fanfarra “Ypuarana”, de Lagoa Seca.