E durante o evento acontece eclipse anular do sol
O município de Araruna, na Paraíba, vai sediar o maior evento de astronomia do Brasil. É a 23ª edição do Encontro Nacional de Astronomia, que vai acontecer de 12 a 14 de outubro. O local foi escolhido para que os participantes, astrônomos profissionais, amadores e estudantes, possam contemplar o principal evento astronômico do ano: o eclipse anular do sol, no dia 14 de outubro. Araruna fica exatamente na linha central da anularidade e possui clima e paisagens naturais que favorecem a visão e os registros desse fenômeno da natureza.
O eclipse solar anular é um fenômeno que acontece quando a Lua está a uma distância maior da Terra e o seu tamanho aparente não é o suficiente para recobrir toda a projeção solar. Por essa razão, forma-se um anel em torno da sombra da Lua.
Segundo o coordenador geral do evento, professor da Universidade Estadual da Paraíba, Jamilton Rodrigues, a expectativa é reunir cerca de 600 participantes.

As inscrições para o 23° Encontro Nacional de Astronomia – ENAST já estão abertas e podem ser feitas através do site apapb.org/23enast. A Universidade Estadual da Paraíba, que recebe o encontro, está disponibilizando alojamento e área para camping para os inscritos. Além disso, o Arquivo Afonso Pereira vai subsidiar a inscrição de cinquenta estudantes. O sorteio dos estudantes contemplados será feito de forma automática, no ato da inscrição.
A programação do 23° ENAST será divulgada nos próximos dias, mas a coordenação afirmou que serão palestras e minicursos ministrados por grandes nomes da astronomia nacional. E a partir do dia 1° de abril, os inscritos também poderão submeter trabalhos para serem apresentados no evento de forma oral ou através de posters.







