Inauguração no antigo Colégio das Neves deve ser em maio

A equipe do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI) reuniu-se presencialmente pela primeira vez com representantes de 12 startups classificadas no edital da primeira chamada “Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups”, para empresas inovadoras que vão propor soluções nas áreas de tecnologias da educação e turismo sustentável. O encontro foi aberto pelo professor Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Estado.

“Essa primeira chamada nos deu a oportunidade, inclusive, de identificar no ecossistema de inovação de João Pessoa e de Campina Grande quais são as startups que já estão sintonizadas com os desafios da área de tecnologias educacionais e da área de turismo sustentável”, disse  Francilene Garcia, coordenadora do Parque Tecnológico. “Nosso objetivo é que elas, na imersão que vamos conduzir, a partir de fevereiro, e ao adentrar nas escolas do estado e em alguns dos empreendimentos da cadeia de turismo de João Pessoa, sintonizem melhor as suas soluções com os problemas reais”.

A chamada “Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups” é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB). O edital foi lançado  e em dezembro foram divulgadas as startups selecionadas. Os projetos selecionados receberão aporte financeiro de até R$ 150 mil, com prazo de execução de até oito meses.

Os projetos voltados para a educação poderão ser testados na prática nas escolas estaduais, com algumas soluções escolhidas para serem validadas e testadas no ambiente da rede de educação do Estado. No âmbito do turismo sustentável, a ideia é também testar as soluções na prática.

O Parque Tecnológico irá se instalar nas dependências do antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, na Praça Dom Ulrico, e está entrando em fase final de reforma e tem previsão de inauguração em maio. Foto: Renato Félix