Iniciativa inclui programa nacional de agentes turísticos e novas rotas no estado
A Paraíba conta com um importante projeto focado no estímulo ao turismo criativo e colaborativo, como forma de tornar o turismo local mais elaborado e com mais oportunidades para gerar renda e emprego no estado. A iniciativa é capitaneada pelo Sebrae/PB e conta com, entre outras ações, a implementação do programa Agente de Roteiros Turísticos, já presente em 19 estados do país.
O projeto de turismo criativo e colaborativo está em fase de consolidação de 7 novos roteiros turísticos: turismo rural criativo no Vale do Mamanguape; rota de ciclismo no Vale dos Sertões; rota gastronômica Vale dos Sertões; rota das falésias do litoral sul; rota dos botecos de Bananeiras; rota aventura nas serras do cariri; e rota trilhas, sabores e aventura do Curimataú.
A iniciativa tem como objetivos finais aumentar em 20% ao ano o tempo médio de permanência do turista no destino e em 30% ao ano o fluxo de turistas nos municípios do projeto.De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o projeto levou em consideração os municípios que têm um grande potencial, mesmo distantes do litoral, mas que ainda não foram contemplados com nenhum projeto de turismo da instituição.

“Entre 2012 e 2016, formatamos em 19 municípios paraibanos cerca de 150 atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, onde a cultura, o artesanato, as manifestações culturais, a gastronomia e o agronegócio agregaram valor aos produtos e serviços, com criatividade e inovação, proporcionando experiências únicas para os turistas. Os resultados foram os melhores possíveis e a integração entre os empresários estimulou a cultura do associativismo e gerou fluxo turístico e mídia espontânea”, analisou a gestora.
O programa nacional está em 19 estados e conta com a atuação de 145 agentes. Na Paraíba são sete agentes de roteiros turísticos que estão trabalhando na qualificação de um roteiro em cada região turística do mapa da regionalização do turismo: curimataú, brejo, cariri, trilha dos potiguara, rota das falésias, vale dos sertões e vale do mamanguape. Inicialmente, os agentes têm trabalhado na qualificação da governança instituída e na prospecção de novos roteiros, integrando os municípios das regiões.
“A primeira etapa estará pronta para o mercado em 20 de dezembro, contribuindo para uma alta estação com roteiros turísticos da Paraíba mais bem elaborados. O maior objetivo do projeto é formatar roteiros e produtos turísticos inovadores e sustentáveis, com foco no segmento do turismo criativo e colaborativo, e proporcionando uma ambiência favorável ao desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local, a preservação ambiental, a inclusão social, o empreendedorismo, a integração e o fortalecimento dos pequenos negócios e a competitividade dos destinos turísticos”, ressaltou Regina.







