Oficinas, feira de flores, artesanato e gastronomia vão movimentar a cidade

A  Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia-PB, Atura, realizadora do Festival das Flores, divulgou as datas do evento deste ano. Será nos dias 04,05 e 06 de novembro. Este ano o Festival conta com grandes parcerias, entre elas a a Aturr – Associação de Turismo Rural e Cultural de Remígio, Fórum de Turismo do Brejo, Sebrae, Senar, Fecomércio, UFPB, IFPB, APCA – Associação de Produtores de Cachaça de Areia e Fundação Colégio Santa Rita.

O Festival das Flores de Areia vai oferecer uma vasta programação, com oficinas de conteúdo relacionado ao manuseio, cultivo e beneficiamento de flores e plantas. Entre as oficinas estão Cultivo e comércio de plantas, Cultivo de flores de corte, Arranjos florais, Produção de arranjos ikebanas, Produção de bonsai, Pancs e o uso de plantas comestíveis na gastronomia, Decoração de pratos com flores, terrários e minijardins, Precificação para floriculturas, além de palestras de empreendedorismo.

O IV Festival das Flores de Areia acontece no antigo Colégio Santa Rita, patrimônio histórico da cidade, dono de vistas panorâmicas privilegiadas. Haverá também, na área do colégio, uma feira de flores, com representações de dezenas de floriculturas e de produtores da região do brejo e de regiões vizinhas que vão expor uma diversidade de pancs, flores ornamentais, tropicais, enfim, tudo o que é tendência nas estufas paraibanas.

Os associados da Atura também estarão com estandes na feira e inovando em produtos e serviços. Vão expor também as famosas marcas de cachaça produzidas em Areia, artesanato e opções de hospedaria e lazer. A programação musical também terá espaço certo, com a apresentação de artistas da terra. Não vai faltar lugar florido para os visitantes registrarem a presença no festival. O visitante vai poder explorar ambientes decorados com flores e inspirados nesta estação de cor, para fazer fotos para as redes sociais.

Na ocasião, a Atura vai apresentar todos os projetos que já vem sendo desenvolvidos para estimular a economia, o turismo, a geração de renda e emprego na cidade e região. A Estrada das Bougainvilles, na PB 079, é um projeto em execução que visa florir a rodovia, entre as cidades de Areia e Remígio, para transformar o trecho num ponto turístico e mobilizar a produção nas floriculturas locais, promovendo também uma conscientização ambiental.

A Rota do Café é outra iniciativa, fruto de uma parceria com a UFPB, e tem como objetivo a reativação da produção do café na versão gourmet, para atrair visitação e turismo de experiência. A Rota do Mel, também em parceria com a UFPB, motiva a produção de mel de abelha sem ferrão e o uso do produto  na gastronomia local. A  Associação que reúne micro e pequenas empresas, realiza diversos eventos por ano, entre eles o São João da Atura, O Natal Rural e a Mamãe Noel, além de programação específica para datas comemorativas e apoio a outros eventos sediados em Areia.

Todas as novidades do Festival das Flores de Areia e detalhes da programação, com horários e atrações, vão ser divulgados em breve. Acompanhe no Instragram da Atura: @atura.areiapb.