“Recebi a notícia por terceiros e fiquei muito chocada”

A Gerente Executiva do Turismo no Estado, Alessandra Lontra, foi exonerada pelo governo do Estado A notícia, que já foi publicada no Diário Oficial, pegou todos do meio turístico de surpresa, inclusive a própria gerente. O Portal Mais Turismo e Cultura conversou com Alessandra, que está em Bananeiras a trabalho, participando da RuralTur, com representantes do Ministério do Turismo. Ela coordena, inclusive, neste sábado, 10, o I Encontro Nacional das Instâncias de Governanças, com a participação nacional e a divulgação de cases de turismo da Paraíba.  

“Recebi a notícia por terceiros e fiquei muito chocada. Não pela exoneração em si, afinal, esse é um cargo comissionado, e todo mundo sabe que quem tem cargo comissionado pode ser pedido a qualquer tempo pelo governador, pelo gestor, mas pela forma como foi feito. Acho que merecia respeito por minha trajetória em prol do desenvolvimento do turismo na Paraíba. Nunca me envolvi com política,  sou uma técnica e tenho 33 anos na atividade do turismo. Quando eu entrei no Programa de Regionalização para ser a interlocutora da Paraíba no Ministério do Turismo, a Paraíba não tinha vez nem voz. Éramos os atrasados. Hoje a Paraíba tem 12 instâncias de governanças regionais e 4 formalizadas com CNPJ. ”

Alessandra Lontra foi reeleita, há duas semanas, pelos estados do nordeste,  como a representante da região no Programa de Regionalização do Ministério. Ela se tornou uma referência nacional dentro do Programa sendo constantemente consultada por outros estados. Atuou para o desenvolvimento em todas as regiões da Paraíba e durante sua gestão a Paraíba ganhou prestígio e participação no Ministério do Turismo.

Representantes do turismo no interior do Estado se prenunciaram nas redes sociais, chocados com a exoneração. Do município de Ingá, Vavá da Luz publicou que “Alessandra é uma grande amiga de Ingá, foi ela a orientadora para que nossa terrinha fosse a primeira do Vale do Paraíba a entrar no Mapa do Turismo do Brasil, lutou incessantemente para a volta do Trem do Forró, trazendo inclusive empresários para conhecer esse potencial. Uma parceira sem precedentes no projeto da construção do Parque das Itacoatiaras de Ingá, e muitas outras ações no que se refere ao desenvolvimento do turismo por aqui”.

De Baia da Traição o secretário de turismo e presidente do  Fórum de Turismo das Trilhas Potiguaras, Josias Viana,  publicou: “Nós que fazemos a IGR das Trilhas dos Potiguara repudiamos veementemente a exoneração de Alessandra Lontra da Secretaria Executiva de Turismo do Estado da Paraíba. Alessandra vinha desenvolvendo um trabalho exemplar com reconhecimento nacional. Nossa IGR é exemplo vivo de sua força de trabalho, sem ela, acreditamos que não teríamos chegado até aqui. Estamos mais ativos e prontos para receber graças a seus ensinamentos e esforços. Hoje é dia de luto na Indústria do Turismo da Paraíba” (Rosa Aguiar)