Evento vai acontecer de 26 a 30 de agosto
O prefeito Cícero Lucena, anunciou a criação do Festincine JP, o Festival Internacional de Cinema de João Pessoa. O festival vai acontecer de 26 a 30 de agosto. Haverá exibição de filmes em sessões gratuitas, encontros e oportunidades de negócios para o mercado audiovisual. As inscrições já estão abertas. Também serão criados dois órgãos que devem impactar a produção audiovisual na Capital: a Agência de Cinema e Audiovisual e a João Pessoa Film Comission.
“A ideia do Festival surgiu em uma conversa com o diretor Jaime Monjardim. A Funjope já pensava em fazer isso, mas ampliamos a sua dimensão, possibilitando que as pessoas do setor tragam sua experiência, possibilidade de negócios, apresentação da nossa produção. E queremos envolver a cidade. Queremos que quem produz encontre aqui espaço físico, legislação favorável, mão de obra qualificada e outros incentivos”, afirmou Cícero.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, informou que a criação da Comissão tem como objetivo ser a porta de entrada para a produção audiovisual da cidade, tanto para o cinema como para a propaganda publicitária. “Se alguém quiser filmar em João Pessoa hoje precisa procurar uma série de órgãos municipais individualmente em busca de licenças e concessões. A partir de agora isso estará unificado e organizado em uma só autoridade”, explicou.
Já a Agência é descrita como um sonho do setor audiovisual paraibano. “Este vai ser um ambiente onde poderemos planejar as políticas do audiovisual da cidade, fomentar a produção, a circulação e formar profissionais da área desde diretores até técnicos”.
A atriz Zezita Matos, que é presidente da Associação Paraibana de Cinema, esteve no lançamento do Festival e disse que “ é uma oportunidade para mostrar o quanto somos criativos. Precisamos muito de mercado, da divulgação para todo o Brasil da nossa produção que já conta com muitos produtos de grande qualidade”.
Além das possibilidades de negócios, a intenção é incluir a cidade de João Pessoa na rota das grandes produções. Durante o Festival Internacional de Cinema de João Pessoa haverá o lançamento do filme A Viagem de Pedro, da diretora Lais Bodanzky, numa sessão hors-concours.
Serão duas mostras competitivas, uma de curtas e outra de longas-metragens, que concorrerão aos troféus. Os filmes serão exibidos em uma sala de cinema profissional, com sessões gratuitas e qualidade de som e imagem.
Inscrições – Já estão abertas as inscrições para o Festincine-JP, que são gratuitas e serão recebidas até 07 de agosto de 2022. Para filmes, é preciso acessar o link https://www.festincinejp.com.br/filmes , onde o interessado encontra o regulamento e o formulário. Serão aprovados seis longas-metragens e seis curtas, entre brasileiros e estrangeiros para a mostra competitiva.







