Presidente Jean Patrício fala sobre novos projetos

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, professor Jean Patrício, fez uma balanço dos quatro meses à frente da instituição cultural mais antiga da Paraíba, em atividade.

O IHGP foi fundado no dia 7 de setembro de 1905, há 117 anos, e está se preparando para as comemorações. Possui um dos maiores arquivos de documentos e livros sobre a história, geografia e cultura da Paraíba, com cerca de trinta mil livros e quarenta mil documentos. Tudo isso é constantemente utilizado por pesquisadores e estudantes. A instituição recebe visitantes durante todos os dias de semana, das 9 às 13h.

O Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba acabou de passar por várias melhorias em sua estrutura. Por ser um prédio antigo, requer uma manutenção atenta. Segundo informações do presidente, o teto e o forro foram trocados e substituídas várias luminárias de vários ambientes. Foi instalado um sistema de câmeras de vídeo para dar maior segurança ao acervo e ao próprio prédio. Toda a reforma feita em quinze dias.  

A instituição também recebeu um novo computador, fruto de convênio com a Secretaria de Educação do Estado, e assinou convênio com o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba para a realização de diversos projetos, entre eles a recuperação do acervo, e a promoção de estágio para alunos do curso no IHGP. Já foi selecionado o aluno André Nascimento que vai se unir a equipe do Instituto, coordenada pela professora  Socorro Lacerda.

“ Estamos fazendo também o planejamento de cursos e palestras que serão promovidos pelo IHGP, além das visitas de instituições para conhecer nosso acervo. Eu convido aqueles que não conhecem a visitarem o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano”, conclui o professor Jean Patrício. (Rosa Aguiar)

Presidente do IHGP professor Jean Patrício
A reforma foi concluída em tempo recorde de 15 dias