Close Menu
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Facebook X (Twitter) Instagram
Mais Turismo e Cultura
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Mais Turismo e Cultura
Home»Destaques»Rota Sanhauá apresenta experiência no Encontro Nacional das IGRs, em Fortaleza
Destaques

Rota Sanhauá apresenta experiência no Encontro Nacional das IGRs, em Fortaleza

12 de abril de 2026Atualizado:13 de abril de 20264 minutos de leitura
Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Threads LinkedIn Telegram Copy Link Email
whatsapp image 2026 04 03 at 20.32.06 (1)
whatsapp image 2026 04 03 at 20.32.06 (1)
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email Copy Link

O Fórum de Turismo Sustentável Rota Sanhauá vai participar  do Encontro Nacional das Instâncias de Governança Regional, dentro da programação da 10ª edição do Salão do Turismo, que será realizada entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento reunirá representantes de todos os estados brasileiros, gestores públicos, empreendedores, pesquisadores, imprensa e profissionais do setor em uma ampla agenda de promoção, articulação institucional e geração de negócios para o turismo nacional.

A Rota Sanhauá foi convidada e vai levar um conjunto de resultados que vem consolidando a governança turística regional como ferramenta de planejamento, articulação territorial e fortalecimento das políticas públicas de turismo. A IGR atua junto aos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Lucena e Cruz do Espírito Santo, promovendo ações voltadas à organização da governança local e regional, à inserção dos municípios no processo de regionalização e à estruturação de roteiros turísticos com identidade própria.

Para a presidente do Fórum de Turismo Sustentável Rota Sanhauá, Vera Simões, a participação no encontro nacional reforça a importância estratégica da governança regional para o desenvolvimento do setor. “O papel da IGR é justamente articular o território para que o turismo se desenvolva com mais organização, mais cooperação e mais resultado. Quando existe governança, os municípios deixam de atuar de forma isolada e passam a construir uma estratégia regional, que valoriza identidades locais e amplia oportunidades”, ressalta.

Entre os principais destaques da trajetória recente da Rota Sanhauá está o roteiro Encantos do Rio Paraíba, selecionado para integrar a plataforma Feel Brasil / Vitrine Visit Brasil, iniciativa voltada à promoção internacional de experiências turísticas brasileiras. O roteiro, formatado no âmbito do programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ART), em uma parceria com o Sebrae, Governo do Estado e Prefeitura de Cabedelo, é uma jornada pelos encantos naturais e culturais do Rio Paraíba, com vivências ligadas aos manguezais, às tradições locais e à paisagem ribeirinha. A experiência foi escolhida para compor o projeto da Embratur por reunir atributos como autenticidade, imersão e conexão com os territórios locais, e se tornou uma referência por associar turismo, patrimônio natural e cultural e geração de oportunidades para os atores do território. Ao reunir paisagem, cultura viva e vivências ligadas às comunidades ribeirinhas, o roteiro projeta a Paraíba em uma vitrine internacional e reforça uma abordagem de turismo comprometida com sustentabilidade, identidade local e desenvolvimento territorial.

whatsapp image 2026 04 03 at 20.13.48 (2)

whatsapp image 2026 04 03 at 20.23.24 (1)

O incentivo ao empreendedorismo feminino no turismo, tanto no fortalecimento de empreendimentos quanto na presença das mulheres em espaços de liderança, articulação e decisão, fazem parte da Rota. Essa agenda está em união com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 5, que trata da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas, e o ODS 8, voltado ao crescimento econômico inclusivo, ao trabalho decente e ao empreendedorismo.

A Rota Sanhauá também está avançando na estruturação de novos produtos turísticos em parceria com o Sebrae Paraíba e o Governo do Estado, por meio do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos. Entre os projetos em andamento estão a Rota Gastronômica de Lucena e um novo roteiro em Cruz do Espírito Santo, iniciativas que buscam transformar potencialidades locais em experiências organizadas, competitivas e conectadas à identidade de cada município.

Na avaliação do consultor de turismo Danylo Aguiar, a força da experiência da Rota Sanhauá está justamente na combinação entre organização institucional e desenvolvimento de produtos turísticos. “O diferencial da Rota Sanhauá está em não tratar a governança apenas como espaço de representação, mas como instrumento de organização do território. O trabalho com conselhos municipais, articulação regional e formatação de roteiros cria uma base concreta para que o turismo se desenvolva com mais continuidade, inteligência e impacto local”, afirma.

O processo de fortalecimento institucional também aparece no apoio à organização dos conselhos municipais de turismo, à governança turística local e regional e à inserção dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, movimento considerado essencial para consolidar a regionalização como política pública e ampliar a capacidade de planejamento dos destinos.

Ao levar suas experiências ao Encontro Nacional das IGRs, a Rota Sanhauá contribuirá com outras IGR apresentando estratégias bem sucedidas para a  governança turística regional paraibana, reunindo avanços em políticas públicas, organização territorial, estruturação de roteiros, promoção de experiências sustentáveis e valorização dos ativos culturais, ambientais e econômicos do território. Em Fortaleza, a governança paraibana apresentará não apenas resultados, mas também estratégias de atuação que reforçam o turismo como vetor de desenvolvimento regional.

(Asessoria de Imprensa Foto: Divulgação)

 

Fortaleza Rota Sanhauá Turismo
Compartilhar. WhatsApp Twitter Facebook Telegram Threads Copy Link

Relacionados

IHGP concede Título de Sócio Honorário ao Professor Angel-Baldonero Espina Barrio

14 de abril de 2026

Livro Mosaico paraibano, de Mário Helio, será lançado na APL, nesta quinta, 16

14 de abril de 2026

Roteiro Encantos do Rio Paraíba será apresentado na WTM Latin America

12 de abril de 2026
Interessante

IHGP concede Título de Sócio Honorário ao Professor Angel-Baldonero Espina Barrio

14 de abril de 2026

Livro Mosaico paraibano, de Mário Helio, será lançado na APL, nesta quinta, 16

14 de abril de 2026

Roteiro Encantos do Rio Paraíba será apresentado na WTM Latin America

12 de abril de 2026
imagem
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram Threads RSS
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
© 2026 Mais Turismo e Cultura. Designed by NIBWOZ.

Digite o que deseja pesquisar acima e tecle Enter para procurar. Ou Esc para cancelar a pesquisa.