Tem cursos de roteiro, fotografia e direção
A partir desta segunda-feira, 09, tem início os cursos de cinema que compõem a programação de março do Espaço Estudos de Cinema: Roteiro para filmes de ficção (com Bertrand Lira, de 09 a 13, das 8h às 12h), Fotografia Cinematográfica (com Helder Bruno Mendonça, de 16 a 20, das 8 às 12h) e Reality Show prático e Conteúdo para Criação (Com Edu Pupo, de 23 a 25, das 19 às 22h30). Maiores informações e inscrições no e-mail estudosdecinema2025@gmail.com e no instagram @estudosdecinema_83.
Os cursos deste mês percorrem diferentes dimensões do fazer cinematográfico: da escrita de roteiros de ficção à construção da imagem na fotografia cinematográfica, passando pelo desenvolvimento e produção de reality shows. São formações que unem teoria e prática, com professores atuantes no mercado e sólida experiência artística e profissional.
O Espaço Estudos de Cinema nasceu da iniciativa do professor e cineasta Bertrand Lira, com o propósito de tornar o aprendizado cinematográfico acessível para além das universidades. A ideia surgiu da necessidade de oferecer oficinas e cursos de forma contínua, uma vez que muitas oportunidades estavam restritas a editais e projetos pontuais. O Espaço fica localizado na avenida Almirante Barroso, 600, sala 606.
O curso de roteiro é destinado a quem quer transformar suas ideias na narrativa de histórias para o audiovisual (cinema, televisão e publicidade, etc.), pois oferece teoria e prática na elaboração de um argumento e roteiro para obras audiovisuais de ficção cinema, através de aulas expositivas, análise de roteiros, filmes e exercícios práticos, passando pelas etapas de criação de um roteiro de um curta-metragem de ficção.
O Curso de Fotografia Cinematográfica tem como objetivo oferecer a iniciantes ou profissional do cinema ou publicidade um estudo teórico-prático estruturado sobre os conceitos e técnicas necessários para o processo de fotografar um filme, para que possa ser capaz de, junto ao o diretor a resolver os problemas técnicos e criativos durante os sets de filmagens. No curso será abordados temas como ângulos de câmera, enquadramentos, sistema de imagens, exposição, métodos de gravação, composição, continuidade, linguagem das lentes, comportamento da luz, iluminação e abordagens de decupagem.
Por sua vez, o curso Reality Show prático e Conteúdo para Criação, a ser ministrado por Edu Pupo, busca desenvolver a criatividade e aprendizado para criar formatos de reality show através de diferentes exercícios de criação, conceitos e etapas, desenvolvimento e simulação de apresentação dos projetos para players do mercado de exibição.








