Em breve inaugura a Casa Zero 83, que ocupará o Solar do Conselheiro
Em breve inaugura a Casa Zero 83, que ocupará o Solar do Conselheiro, na rua Duque de Caxias, no centro histórico de João Pessoa. Já existem outras Casa Zero, em Recife e em São Paulo. Idealizadas por Fábio Silva, CEO da Rede Muda Mundo, será um ecossistema social que promove cultura e empreendedorismo, em parceria com a Prefeitura. O Solar é uma casa tombada, de 1790, que foi a residência do Conselheiro Henriques, conselheiro do Imperador Dom Pedro II. O jornalista Gerardo Rabelo arrendou o casarão há tempos atrás, invadido por sem tetos, e fez um grande trabalho de restauração na época.

Luxo no Centro
Outra notícia boa no turismo foi a confirmação do Grupo Vila Galé para se instalar no prédio do antigo Colégio Pio XII, e transformar num hotel de luxo. O governador da Paraíba, João Azevedo, que segue segunda, 23, para Espanha e Portugal, vai assinar o protocolo com os representantes do grupo português do Vila Galé. É claro que o governo deverá dar algum benefício porque esses grupos grandes são disputados por todos os estados. O governador também participa da Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontece do Parque das Nações, de 25 de fevereiro até 1 de março.

Incentivo é isso
Todas as mudanças que estamos vendo no Centro Histórico, com o pipocar de restaurações e novos empreendimentos são frutos de uma decisão do governo de abrir mão do ICMS de empresas para que estes valores sejam usados na restauração e manutenção de casas, e também teve edital para os Engenhos da Paraíba, no interior do Estado, e que estão a pleno vapor executando seus projetos para transformá-los em atrativo turístico. A Secretaria de Cultura vai ocupar o prédio da Academia do Comércio, que está em reparos. Isso sem falar nas igrejas históricas e nos palácios. Na nova leva de edital do Programa ICMS Cultural e Patrimonial, serão R$ 22 milhões em investimentos. Justiça seja feita: o governo estadual fez o edital e ainda catou as empresas pra repassar o valor.

Abrajet PB
Imaginem que há 40 anos alguns jornalistas da terrinha pensaram em turismo e criaram a Associação dos Jornalistas de Turismo seccional Paraíba. Nem hotel aqui tinha, mas eles viram o potencial que estão descobrindo agora. Entre eles estavam Wills Leal e Waldemar Duarte. E nesse aniversário em 2026 a Abrajet PB promete muita movimentação para marcar a data, com a realização do Troféu Waldemar Duarte e Comenda Wills Leal, para os destaques do turismo, entrevistas para o podcast Simbora Paraíba, em parceria com a Doctor Play, com foco na história e legado, e outros eventos importantes que a gente divulga depois.









