Além disso são 10 grupos de cultura popular estão entre atrações
O Bloco Muriçocas do Miramar, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de João Pessoa e da Paraíba, faz nesta quarta-feira de fogo, como ficou conhecida em João Pessoa o dia do desfile do bloco que começou a história do pré carnaval na cidade. Este ano, completando 40 carnavais, As Muriçocas fazem homenagem ao sambista paraibano Zé Catimba. Entre as atrações estão Mestre Fuba, Alceu Valença, Juzé, Myra Maya, Capilé, Axé do Yuri, Beleza Pura e 10 grupos de cultura popular. A concentração começa a partir das 19h, na Praça da Muriçocas.
Os primeiros a passarem na avenida serão os grupos de cultura popular, a partir das 20h, com o Urso Amigo Batucada; Urso Macaco Louco; Grupo de Percussão de Bruxelas/Bélgica Batuqueria; Maracatu Baque de Raiz; Nação Maracahyba; Maracatu Baque Mulher JP; Maracatu Nação Pé de Elefante; Maracatu Quilombo Nagô; Maracatu Maracastelo e As Calungas.
“Chegamos aos 40 anos preservando nosso maior compromisso, que é a valorização dos nossos ritmos, como o samba, o frevo, o maracatu e, evidentemente, dos nossos artistas locais e grupos de cultura popular. Não vamos abrir mão disso. Eles são os principais anfitriões da festa”, explicou o presidente do Muriçocas do Miramar, Mestre Fuba.

Serão sete trios elétricos e 10 grupos de cultura popular, saindo do bairro do Miramar e desfilando na Avenida Epitácio Pessoa. A ala dos estandartes, que tradicionalmente se concentra em frente à casa da poetisa Vitória Lima, fundadora do bloco, na Rua José Liberato, no Miramar, quando inicia o ritual a partir das 21h30, com a apresentação da obra de arte em forma de estandarte, que este ano tem a assinatura do artista plástico Demetrius Montenegro.
Ao som de orquestra de frevo, o cordão do abre-alas, com foliões fantasiados e uma verdadeira galeria de arte com estandartes de 40 artistas paraibanos, sai do Miramar até o emocionante encontro com o primeiro trio, sendo recebido com o canto do clássico hino e o grito do Mestre Fuba, que ecoa por toda avenida: Alô alô Paraíbaaa… Viva o Muriçocas do Miramaaarrr.
“Muitos anos que esperei por este momento de cantar no Muriçocas. Esse dia chegou, e estou radiante por estar participando. Felicidade me define”, declarou Myra Maya.
“Tudo que sou devo a esse bloco. O Muriçocas é meu combustível. Me deu régua e compasso. A emoção que sinto é diferente. Minha alma é Muriçocas do Miramar. Fazer parte dessa história é orgulho que carrego no peito”, disse Juzé.
“Antes de ser cantor, sou folião, e amanhã vou sentir pela primeira vez a emoção de poder cantar no Muriçocas. Eu sempre nutri esse sonho. Aqui estou. Vai ser lindo demais!”, comentou Yuri Carvalho.
Confira a ordem e atrações dos trios elétricos:
21h30 – Saída do Cordão dos Estandartes com a Orquestra Pop Frevo, Boi Vermelho e a Jardineira da Velha Guarda
22h00 – Mestre Fuba
22h20 – Juzé / convidada: Natascha Falcão, Manu Lima
22h40 – Alceu Valença
23h00 – Myra Maya / convidada: Nathalia Bellar
23h20 – Capilé
23h40 – Axé do Yuri / convidado: Romero Ferro
00h00 – Beleza Pura








