Uma exposição permanente com peças de artesãos da Paraíba e do Nordeste faz a diferença
Em João Pessoa o artesanato ganha um novo espaço de contemplação, vivência e comercialização dentro do restaurante Reserve Garden, um dos mais renomados da capital paraibana que une gastronomia autoral, arquitetura e cultura local.Além de saborear os pratos, o público também tem a oportunidade de conhecer, de perto, a riqueza do fazer artesanal da Paraíba e do Nordeste.
Ao chegar ao local recém reinaugurado em Manaíra, os visitantes se deparam com uma estante grandiosa com diversas peças e obras espalhadas em lugares estratégicos para apreciação.
Toda a curadoria da decoração cheia de identidade foi realizada pela empresária Heloisa Nonino, do Grupo Nonino, que pautou suas escolhas pela proximidade com os artesãos, pelo conhecimento das técnicas e por um olhar atento à simplicidade e ao significado de cada obra. “A arte paraibana e a nordestina sempre foram uma grande paixão da minha casa, da minha família”, afirma a empresária paranaense radicada em João Pessoa.
Ao se mudar para a capital paraibana há mais de uma década, ela criou um acervo pessoal que foi levado, posteriormente, para o Reserve Garden. “Quando nós fundamos o Reserve Garden, replicamos o que era a nossa casa, com muitas plantas e arte. A princípio, era para decoração, mas as pessoas se encantavam com a forma como eu organizava as peças e queriam comprar. A partir disso, começamos também a comercializar as obras dentro do restaurante”, lembra. Entre os clientes “famosos”, o médico Drauzio Varella, o diretor Jayme Monjardim e a atriz Marieta Severo se encantaram e levaram obras expostas no restaurante para casa.
Destaques – Entre as peças expostas estão os burrinhos de couro de Oziel Dias, feitos com materiais da região de Itabaiana (PB) onde o artesão vive. Nas prateleiras, pássaros em madeira de Bento de Sumé (PB) e esculturas do premiado Sérgio Teófilo, de Dona Inês (PB).
Também são destaque os palhaços em papel machê do artista plástico Babá Santana, as cabeças em cerâmica de Cida Lima, o imponente galo feito com latas recicladas por Joca dos Galos.As cerâmicas esmaltadas do genial Chico Ferreira, a arte sacra crua de Jonas Nogueira e quadros de artistas como Guto Holanda e Thayroni Arruda também podem ser apreciados.
Para a empresária é importante reconhecer, valorizar e celebrar a arte nordestina. “O artesanato nordestino tem alma. São peças que falam de território, de memória e de quem somos. Trazer essa arte para dentro do Reserve Garden é um gesto de respeito e admiração pela cultura que nos inspira”, destaca Heloisa Nonino.
Para conhecer de perto o Reserve Garden, o endereço é na Rua Euzely Fabrício de Souza, nº 304, Manaíra.
Mais informações estão disponíveis no Instagram @reservegarden e no site reservegarden.com.br.







