E já podem ser visitados em seu ambiente especial

O Aquário Paraíba recebeu três novos moradores: os pinguins Hellboy e Nelly, que foram resgatados debilitados no litoral sudeste do Brasil e não puderam mais retornar à natureza, e a  Marrie, que já nasceu em cativeiro e é filha de um casal reabilitado. Agora, os três fazem parte do programa de conservação e educação ambiental do Aquário Paraíba, que busca sensibilizar o público sobre a importância da preservação da vida marinha. “Esses animais nos ajudam a contar a história da urgência em cuidar dos oceanos, combater a poluição, os encalhes, e preservar a biodiversidade. Esperamos que, ao conhecê-los, as pessoas também se tornem agentes da conservação”, comentou Emmanuel Lopes, proprietário do Aquário Paraíba.

Os animais vêm sendo acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que inclui biólogos, veterinários e educadores ambientais. O recinto foi preparado com rigor técnico para oferecer conforto térmico, segurança e estímulos sensoriais semelhantes aos do habitat da espécie. “Esses animais não podem mais voltar à natureza. Eles pertencem à espécie de pinguins-de-Magalhães, que vivem em regiões como o Estreito de Magalhães, com temperaturas variando entre 14°C e 20°C”, explica Emmanuel Lopes, engenheiro ambiental e proprietário do Aquário Paraíba.

O recinto conta com um tanque de água climatizado e uma variedade de substratos como areia, grama e pedras, que promovem estímulos naturais e enriquecimento ambiental. O ambiente dos pinguins no Aquário Paraíba está com temperatura entre 16° e 18° C. “Eles amam nadar. A água é um ponto de diversão e nesse período de adaptação estão demonstrando comportamentos típicos, como vocalizações, natação prolongada e estamos oferecendo uma alimentação natural com peixes como manjubinha e sardinha”, afirma.

Segundo Marília Maia, bióloga responsável pelo manejo dos animais, o processo de adaptação começou ainda em São Paulo, no Sabina – Escola Parque do Conhecimento, onde os pinguins viviam. “Acompanhamos o comportamento deles por meses, alinhamos o transporte para ocorrer em temperatura controlada e evitamos exposição pública nesse início. Eles já reconhecem o espaço e demonstram conforto com o clima, a alimentação e os substratos.”, detalhou Marília.

O Aquário Paraíba está localizado na Rua das Lagostas, 140, na Praia do Seixas, em João Pessoa. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Para mais informações o contato é (83) 98620-1422 e o Instagram: @aquarioparaiba. Os ingressos custam R$ 36,00 (inteira) e R$ 18,00 (meia).