Close Menu
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Facebook X (Twitter) Instagram
Mais Turismo e Cultura
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Mais Turismo e Cultura
Home»Destaques»Aberta consulta pública sobre ações sustentáveis no turismo
Destaques

Aberta consulta pública sobre ações sustentáveis no turismo

4 de março de 20262 minutos de leitura
Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Threads LinkedIn Telegram Copy Link Email
aquario pb
aquario pb
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email Copy Link

Iniciativa é do Ministério do Turismo com a ONU

Está aberta uma consulta pública internacional sobre ações sustentáveis e conscientes no turismo e mudanças climáticas. A iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com a ONU Turismo, busca reunir contribuições para fortalecer e aprofundar a resposta do setor às ações climáticas, posicionando o turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável. A consulta pública é uma etapa estratégica para consolidar um marco de referência global para o turismo que protege ecossistemas, revitaliza comunidades e valoriza práticas culturais, o chamado turismo regenerativo.

Para participar, basta acessar o formulário on-line. Comentários e contribuições podem ser enviados por meio do formulário disponível no link ou encaminhados para o e-mail oneplanetstp@untourism.int até o dia 10 de março.

“A consulta pública que estamos promovendo em parceria com a ONU Turismo reforça a liderança do Brasil na agenda climática do turismo. Se queremos um mundo mais sustentável, isso passa pela conscientização e pela construção coletiva. É isso que buscamos com a consulta pública, uma etapa extremamente importante nesse processo. A agenda climática é pauta prioritária na gestão do presidente Lula”, explica o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

QUEM PODE PARTICIPAR

Qualquer cidadão poderá enviar sua sugestão. Em especial, a iniciativa é direcionada a gestores públicos de turismo (federal, estadual e municipal), organizações internacionais e organismos multilaterais, instâncias de governança regional, entidades representativas do setor turístico, além de pesquisadores e especialistas em turismo sustentável.

MAPA DO TURISMO RESPONSÁVEL

No âmbito de boas práticas no turismo, o Ministério do Turismo disponibiliza o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, acessível pelo site mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br. A plataforma abrange práticas relacionadas a seis grandes categorias: Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária, Etnoturismo, Segurança Turística, Turismo Acessível e Diversidade e Inclusão no Turismo.

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Compartilhar. WhatsApp Twitter Facebook Telegram Threads Copy Link

Relacionados

Salão Nacional do Turismo, em Fortaleza, terá crédito para o setor

19 de abril de 2026

Campina Grande ganha o Nord Luxxor Citymix

19 de abril de 2026

9ideIA Group cria estratégias para feira de negócios em Juazeiro

19 de abril de 2026
Interessante

Salão Nacional do Turismo, em Fortaleza, terá crédito para o setor

19 de abril de 2026

Campina Grande ganha o Nord Luxxor Citymix

19 de abril de 2026

9ideIA Group cria estratégias para feira de negócios em Juazeiro

19 de abril de 2026
imagem
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram Threads RSS
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
© 2026 Mais Turismo e Cultura. Designed by NIBWOZ.

Digite o que deseja pesquisar acima e tecle Enter para procurar. Ou Esc para cancelar a pesquisa.