Close Menu
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Facebook X (Twitter) Instagram
Mais Turismo e Cultura
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Mais Turismo e Cultura
Home»Coluna Rosa Aguiar»Coluna Rosa Aguiar: notícias do Centro Histórico de JP
Coluna Rosa Aguiar

Coluna Rosa Aguiar: notícias do Centro Histórico de JP

18 de fevereiro de 2026Atualizado:18 de fevereiro de 20263 minutos de leitura
Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Threads LinkedIn Telegram Copy Link Email
parque tecnologico
parque tecnologico
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email Copy Link

Em breve inaugura a Casa Zero 83, que ocupará o Solar do Conselheiro

Em breve inaugura a Casa Zero 83, que ocupará o Solar do Conselheiro, na rua Duque de Caxias, no centro histórico de João Pessoa. Já existem outras Casa Zero,  em Recife e em São Paulo. Idealizadas por Fábio Silva, CEO da Rede Muda Mundo, será um ecossistema social que promove cultura e empreendedorismo, em parceria com a Prefeitura. O Solar é uma casa tombada, de 1790, que foi a residência do Conselheiro Henriques, conselheiro do Imperador Dom Pedro II. O jornalista Gerardo Rabelo arrendou o casarão há tempos atrás, invadido por sem tetos, e fez um grande trabalho de restauração na época.  

solar6
Solar do Conselheiro, prédio tombado que passa por restauração para abrigar a Casa Zero 83

Luxo no Centro

Outra notícia boa no turismo foi a confirmação do Grupo Vila Galé para se instalar no prédio do antigo Colégio Pio XII,  e transformar num hotel de luxo. O governador da Paraíba, João Azevedo, que segue segunda, 23,  para Espanha e Portugal, vai assinar o protocolo com os representantes do grupo português do Vila Galé. É claro que o governo deverá dar algum benefício porque esses grupos grandes são disputados por todos os estados. O governador também participa da Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontece do Parque das Nações, de 25 de fevereiro até 1 de março.

pioxxii.2
Antigo Colégio Arquidiocesano PioXII, construção belíssima no cnetro histórico que será restaurado e transformado no Hotel Vila Galé

Incentivo é isso

Todas as mudanças que estamos vendo no Centro Histórico, com o pipocar de restaurações e novos empreendimentos são frutos de uma decisão do governo de abrir mão do ICMS de empresas para que estes valores sejam usados na restauração e manutenção de casas, e também teve edital para os Engenhos da Paraíba, no interior do Estado, e que estão a pleno vapor executando seus projetos para transformá-los em atrativo turístico. A Secretaria de Cultura vai ocupar o prédio da Academia do Comércio, que está em reparos. Isso sem falar nas igrejas históricas e nos palácios. Na nova leva de edital do Programa ICMS Cultural e Patrimonial, serão R$ 22 milhões em investimentos. Justiça seja feita: o governo estadual fez o edital e ainda catou as empresas pra repassar o valor.  

governador3
Governador da Paraíba João Azevedo e o secretário de Cultura, Pedro Santos, durante a assinatura do mais recente edital de ICMS Cultural

Abrajet PB

Imaginem que há 40 anos alguns jornalistas da terrinha pensaram em turismo e criaram a Associação dos Jornalistas de Turismo seccional Paraíba. Nem hotel aqui tinha, mas eles viram o potencial que estão descobrindo agora. Entre eles estavam Wills Leal e Waldemar Duarte. E nesse aniversário em 2026 a Abrajet PB promete muita movimentação para marcar a data, com a realização do Troféu Waldemar Duarte e Comenda Wills Leal, para os destaques do turismo, entrevistas para o podcast Simbora Paraíba, em parceria com a Doctor Play, com foco na história e legado, e outros eventos importantes que a gente divulga depois.

abrajetdiretoria
Diretoria da Abrajet PB, José Vieira Neto, Romero Rodrigues, Rosa Aguiar e Ana Célia Macedo com o presidente da Nacional, Luis Pires

Compartilhar. WhatsApp Twitter Facebook Telegram Threads Copy Link

Relacionados

Elba, Ton Oliveira e Waldonys nesta quarta, 24, em Cuité

24 de junho de 2026

Assistente de IA Forrozito diz onde tem festa junina boa, na Paraíba

24 de junho de 2026

Tauá Resort João Pessoa abre para o público dia 1º de julho

24 de junho de 2026
Interessante

Elba, Ton Oliveira e Waldonys nesta quarta, 24, em Cuité

24 de junho de 2026

Assistente de IA Forrozito diz onde tem festa junina boa, na Paraíba

24 de junho de 2026

Tauá Resort João Pessoa abre para o público dia 1º de julho

24 de junho de 2026
imagem
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram Threads RSS
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
© 2026 Mais Turismo e Cultura. Designed by NIBWOZ.

Digite o que deseja pesquisar acima e tecle Enter para procurar. Ou Esc para cancelar a pesquisa.