Filme de Marcus Villar e Cacá Teixeira traça a trajetória do rei do ritmo

A história de vida e carreira do cantor e percussionista paraibano Jackson do Pandeiro vai abrir a programação 2026 do cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo nesta quarta-feira, 7, às 19h. Com entrada gratuita e sessão única, o filme “Jackson – na batida do pandeiro” será exibido no Sesc Cabo Branco, 2788, e logo após a exibição haverá um bate papo com o cineasta Marcus Villar.

O documentário tem direção de Marcus Villar e Cacá Teixeira, produção de Heleno Bernardo e exibe depoimentos inéditos de colegas de profissão e familiares, além de imagens de arquivo das participações de Jackson do Pandeiro no cinema e no rádio, traçando sua jornada, entre relações conturbadas, dramas, polêmicas, o estrelato, o ostracismo, o retorno ao meio artístico e a morte, em 1982.

Jackson do Pandeiro, com sua originalidade e qualidade artística incomum, influenciou diversos artistas de destaque da música brasileira. Na ficha técnica do filme consta ainda a direção de fotografia de  Thiago Marques, consultoria e pesquisa de Fernando Moura, pesquisa de imagem de Antonio Venancio, roteiro de Bráulio Tavares e Romulo Azevedo, consultoria musical e trilha original e adaptada de Carlos Anísio. (Assessoria)