COP30 reúne líderes para acordos sobre o clima no planeta
O maior evento sobre mudanças no clima está sendo realizado no coração da Amazônia, em Belém do Pará, e reúne chefes de estado de mais de 40 países. A crise climática é uma das maiores ameaças da atualidade. O aumento das temperaturas, os eventos climáticos extremos, a destruição de ecossistemas e a perda da biodiversidade afetam todos os aspectos da vida. O presidente Lula fez um discurso longo e contundente na abertura da Cúpula de Líderes de todo o mundo. Citou o aumento da temperatura da Terra e a previsão de que o planeta caminha para ser dois graus e meio mais quente até 2100.
“ É o momento de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la. Para o Brasil, a COP30 será o ponto culminante de um caminho pavimentado ao longo de nossas presidências do G20 e do BRICS”.
Ele acrescentou que “ acelerar a transição energética e proteger a natureza são as duas maneiras mais efetivas de conter o aquecimento global. Estou convencido de que, apesar das nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapas do caminho para, de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos. Lula citou dois descompassos para avançar: a desconexão entre os salões diplomáticos e o mundo real e a separação entre o contexto geopolítico e a urgência climática.
Lula propôs a criação de um Fundo Para as Florestas Tropicais que já tem a adesão de vários países “Aqui residem milhões de pessoas e centenas de povos indígenas, cujas vidas são atravessadas pelo falso dilema entre a prosperidade e a preservação. São elas que, diariamente, conjugam em seus modos de vida a busca legítima por uma existência digna com a missão vital de proteger um dos maiores patrimônios naturais da humanidade. Por isso, é justo que seja a vez dos amazônidas de indagar o que está sendo feito pelo resto do mundo para evitar o colapso de sua casa”. Foto: Diego Herculano







