Evento premia as cidades com os melhores índices de alfabetização do Estado de SP

Fotos de Everton Amaro.

O multiartista paraibano JUZÉ levou música e poesia para a cerimônia da 3º edição do Prêmio PAR – Programa de Alfabetização Responsável -, promovido pela Fiesp e Sesi-SP, na última terça-feira (11), na capital paulista. O evento reconhece os esforços dos municípios que possuem os melhores índices de alfabetização na idade adequada, na rede pública do Estado de São Paulo. 

Grande aliada nas estratégias de aprendizado nas escolas, a Arte também foi protagonista na cerimônia da edição 2025 do Prêmio PAR. Como um exímio cantador violeiro, Juzé se apresentou à plateia, formada por autoridades municipais, estaduais, empresas e profissionais da educação, e encantou a todos com sua versão para a música-tema do programa. A premiação está disponível no canal de YouTube do Sesi-SP. Os versos de Juzé encantaram e mostraram a importância da alfabetização:

 “Alfabetizar é o verbo, é o começo

É a luz do saber acesa no peito

Educar, o caminho é o nosso direito 

para criar um futuro brilhante e perfeito”…

Após o número musical, Juzé escolheu o repente para anunciar os municípios vencedores. As “pistas” sobre a cidade a ser revelada eram contadas através de versos, desafiando a plateia a descobrir e tornando o momento lúdico e criando conexões entre os participantes. O artista ainda cantou para a plateia a música “Anunciação”, de autoria de Alceu Valença.

Os municípios que receberam o reconhecimento do Prêmio PAR 2025 foram: Sagres, Campos Novos Paulista, Riolândia, Tupi Paulista, Lins, Taquaritinga, Olímpia e Bertioga. Além do troféu, cada município vencedor recebe um espaço Sesi Maker, ambiente educacional inovador que estimula o uso de tecnologias, práticas de aprendizagem ativa e protagonismo estudantil, com equipamentos, mobiliário e ferramentas e orientação especializada de um responsável do Sesi-SP para dar a monitoria adequada. 

“Foi uma honra participar do Prêmio PAR. Levar minha arte, música e poesia pelo Brasil é uma alegria gigante, me realizo vendo de perto o sorriso e a alegria das pessoas”, afirmou Juzé. 

“A Educação é a maior alavanca para o desenvolvimento de um país. Não podemos conceber uma nação digna do seu povo sem oferecer igualdade de oportunidades. E isso só se faz por meio da educação”, disse o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Josué Gomes da Silva, que destacou outras iniciativas da entidade.

Na ocasião, a Fiesp ainda apresentou o novo selo Alimentar o Futuro e premiou municípios e empresas comprometidos com políticas e ações voltadas à promoção da alimentação saudável na infância, com ênfase para a segurança alimentar e nutricional infantil.