Térreo do prédio abrigará a Galeria de Arte Chico Pereira

Nesta segunda-feira, 19, às 16h30, o governador da Paraíba, João Azevedo entre a restauração do novo Palácio dos Despachos, antiga sede da Polícia Militar na Praça Pedro Américo, no centro de João Pessoa.

Desde que deixou o Palácio da Redenção, que agora é o Museu de História da Paraíba, o governador despachava na Granja Santana, moradia dos governadores. A partir desta semana, o gabinete do governador volta ao centro histórico ocupando o antigo prédio que já foi o Comando-Geral da Polícia Militar, Tesouro Provincial, Câmara Municipal, o Tribunal do Júri e  Assembleia Legislativa, entre outros.

O prédio, que é tombado, foi construído no Brasil Império, em 1868,  e feita uma ampliação durante o governo de João Pessoa. Em 2024 começou a grande reforma entregue agora, que custou R$22 milhões, com recursos do Estado.

O Palácio dos Despacho passa a abrigar, no hall, a Galeria Chico Pereira,  com acesso do público, o auditório, cerimonial, setores administrativos, áreas de atendimento, monitoramento e apoio; primeiro piso a Casa Civil; segundo pavimento a Secretaria de Comunicação Institucional (Secom), com estúdios e áreas de produção e o terceiro pavimento com o gabinete do governador.

Esta é mais uma obra de restauração no centro histórico de João Pessoa que tem o objetivo de revitalizar a parte antiga da cidade. Uma política de valorização que já reformou para instituições estaduais o antigo Colégio das Neves, atualmente o Parque Tecnológico, o Teatro Santa Roza, o Palácio da Redenção, atualmente o Museu de História da Paraíba.