Será neste domingo, 1º, na Usina Cultural Energisa

Neste domingo, 1º de fevereiro, o músico e escritor Mestre Fuba vai lançar o livro “A Celebração da Alegria – 40 anos de Muriçocas”, a partir das 17h, na Sala Vladimir Carvalho, na Energisa, integrando a programação do Usina de Verão 2026.

A publicação revisita a história do Carnaval no Brasil e narra a trajetória das Muriçocas do Miramar, destacando personagens, estandartes, músicas e momentos que ajudaram a consolidar o bloco como referência cultural na Paraíba.

O lançamento marca ainda o encerramento da exposição “40 anos de arte e estandartes”, aberta à visitação diariamente, das 13h às 18h, reunindo peças emblemáticas que contam visualmente a história da agremiação.

A programação vai contar também com apresentações do Maracatu Quilombo Nagô, Urso Amigo Batucada e da Orquestra Pop Frevo, além da exposição, com apoio do Instituto Energisa.

Muriçocas – Fundado por Vitória Lima, Antonio Gualberto e Bob Záccara e conduzido por Mestre Fuba, o bloco Muriçocas do Miramar chega aos 40 anos como um dos maiores blocos do Carnaval paraibano. Em 2026, presta homenagem a Zé Katimba e ao samba, reunindo artistas consagrados e nomes da música paraibana.

Ao celebrar seus 40 anos, o Muriçocas do Miramar amplia também sua presença digital, com o lançamento do site oficial e da loja online do bloco nos endereços muriçocasdomiramar.com.br e loja.muriçocasdomiramar.com.br.

Neste sábado, 31, vai acontecer um grande arrastão carnavalesco no Centro Histórico da Capital. A concentração acontece na Rua General Osório, de onde o cortejo segue pelas ruas históricas até a Cidade da Imagem – Conventinho, em clima de frevo, alegria e celebração coletiva do Ecossistema Musical, com realização da Cidade da Imagem Conventinho e do Banco do Nordeste (BNB).

A programação no Conventinho inclui show de Mestre Fuba, apresentação da Orquestra Pop Frevo e discotecagem com o DJ Vinny, reforçando o diálogo entre tradição e contemporaneidade que marca a história do bloco. A ação antecipa o espírito do Carnaval e resgata a tradição das prévias de rua, conectando memória, música e ocupação do espaço público — marcas que acompanham o Muriçocas do Miramar ao longo de suas quatro décadas de existência.