Especialistas nacionais já confirmaram presença na capital paraibana da aventura
A cidade de Araruna vai sediar, de 19 a 21 de setembro próximo, o Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso. O encontro está sendo considerado de grande importância para o desenvolvimento do ecoturismo e a preservação ambiental porque visa consolidar trilhas como produto turístico, ferramenta de lazer e um motor para a conservação do meio ambiente.
O coordenador do Congresso, Ricardo Câmara, afirmou a necessidade de aumentar a conscientização sobre a importância das trilhas para a preservação ambiental, desenvolvimento econômico, oferta de lazer sadio e uso sustentável de áreas naturais protegidas. “Queremos capacitar os participantes a desfrutar da natureza de forma segura e responsável, com uma visão empreendedora que integre as práticas de uso e ocupação da natureza preservada com a cadeia produtiva da economia e da sustentabilidade”, disse ele.
Ricardo Câmara informou que existem sete trilhas de longo curso em processo de implementação na Paraíba. Já implantada e funcionando existe a trilha de longo curso “Caminho das Ararunas”, que recebe trilheiros e caminhantes de diversas partes do Brasil e do exterior, com um total de 110 km que podem ser feitos também em etapas, passando por vilas, sítios históricos, montanhas, cachoeiras, vales, nos município de Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão.


A programação do Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso vai levar para Araruna – a capital paraibana da aventura – os grandes nomes no seguimento de trilhas. Além de oferecer workshops, treinamentos em áreas essenciais como Governança, Gestão de Risco, Implementação, Sinalização, Promoção, Legislação e Qualificação de Trilhas, o Congresso terá palestras de especialistas renomados e líderes do setor, entre eles, Júlio Meyer, presidente da Rede Brasileira de Trilhas, que fará a palestra de abertura sobre a Rede de Trilhas; Hugo de Castro Pereira, diretor Nacional de Trilhas, Encantador e coautor de projetos nacionais de destaque como “Caminho do Vale do Café”, entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira; Pedro da Cunha e Menezes, Diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Luciana Nogueira, Diretora de Comunicação da Rede Brasileira de Trilhas, cuja palestra abordará a Implementação de Trilhas de Longo Curso.
Já está confirmada a presença de Miguel Ângelo Gomes, Gerente Executivo de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba; Fabiane Nagabe e Ítalo Costa, especialistas em Planejamento Turístico que discutirão a trilha como produto turístico; Cassius Ricardo Santana da Silva, professor de Zoologia do IFPB-Campus Cabedelo, que ministrará uma oficina sobre Observação de Pássaros; Gustavo Lira, especialista da Assessoria de Corrida Escola de Trail; além do carismático Saci Trilheiro, palestrante motivacional que participará de uma roda de conversa. A programação também vai incluir temas como a legislação sobre Trilhas de Longo Curso em Áreas Protegidas, Governança de Produtos de Natureza, Gestão de Segurança de Trilhas e Oficinas de Sinalização Prática.
As inscrições – O Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso é um convite para trilheiros experientes, entusiastas do ecoturismo, profissionais da área, empresários, pesquisadores das áreas correlatas, estudantes para compartilharem experiências e se inspirarem a apreciar, promover e proteger o meio ambiente. As inscrições devem ser realizadas no site https://doity.com.br/congresso-paraibano-tlc e ainda estão com preço promocional neste primeiro lote, no valor de R$40. (Assessoria com redação Mais Turismo)
Serviço: Congresso Paraibano de Gestão de Trilhas de Longo Curso
Tema: Governança das Trilhas de Longo Curso
Data: 19, 20 e 21 de setembro de 2025
Local: Cidade de Araruna, Paraíba
Informações: Erick Oliveira – (83)98801- 4137







