Será nesta quinta, às 17h30, no Hotel HCM
Uma iniciativa conjunta entre a Academia Paraibana de Letras (APL), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba (Abrajet-PB) vai proporcionar aos turistas uma experiência cultural diferenciada em João Pessoa. O projeto “Literatura Paraibana nos Hotéis” vai disponibilizar no hall dos principais hotéis, livros de autores paraibanos para o hóspede durante a sua estadia.
A iniciativa veio do escritor Ramalho Leite, presidente da Academia Paraibana de Letras, e foi logo abraçada pela Abrajet PB, que tem como um dos seus principais objetivos fomentar o turismo. A Associação entrou em contato com a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba, através do presidente Gustavo Paulo Neto, que aderiu ao projeto imediatamente.
A Academia Paraibana de Letras vai doar os cem primeiros livros para o projeto, muitos deles escritos pelos próprios acadêmicos. Com essa ação, a academia reforça seu compromisso com a valorização da produção literária da Paraíba e papel fundamental na disseminação da literatura local, permitindo que mais pessoas conheçam e apreciem o talento dos escritores paraibanos.
A ABIH-PB assumiu a responsabilidade de distribuir os livros entre seus associados, que deixarão os exemplares em locais visíveis para os turistas. No checkout o livro será devolvido para a leitura pelo próximo hóspede. Na fase inicial, 10 hotéis participarão do projeto, cada um recebendo 10 exemplares. O objetivo é expandir essa rede, levando a literatura paraibana a um número cada vez maior de turistas.
A Abrajet-PB abraçou o projeto como uma forma de valorizar a identidade cultural do estado, promovendo não apenas os destinos turísticos, mas também a riqueza literária local. A entidade, que tem como presidente o jornalista José Vieira Neto, tem atuado na divulgação da iniciativa, incentivando o envolvimento do setor e mostrando que a literatura pode ser um atrativo a mais para os visitantes. Com a ampliação prevista para os próximos meses, a iniciativa não apenas fortalece a identidade cultural da Paraíba, como também cria uma conexão entre o turismo e a literatura, enriquecendo a experiência de quem visita João Pessoa.







