Concerto terá com músicas em diversos estilos
O concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba desta quinta-feira, 17 de outubro, terá um repertório com destaque para música romântica, música brasileira e solo de viola. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação, como solista, do violista paulista Kainan Firmino. A entrada é gratuita.
A música que vai abrir o concerto é “Cena Dançante, Op. 81”, do compositor russo Alekxander Glazunov. Em seguida, a orquestra vai executar “Fantasia para Viola e Orquestra, Op. 94”, do austríaco Johann Nepumuk Hummel, que terá a participação do violista Kainan Firmino.O concerto continua com música brasileira: “Fantasia Velhos Carnavais”, do cearense Arthur Barbosa, regente e compositor que traz na sua obra ritmos latino-americanos para a música de concerto. A noite musical será encerrada com a “Sinfonia nº 3 em Dó Maior – Singular”, composição do sueco Franz Berwald.
O maestro Luiz Carlos Durier explicou que as pessoas que forem à sala de concerto na noite desta quinta-feira terão a oportunidade de conferir músicas em diversos estilos. “A abertura, Cena Dançante, Op. 81 de Glazunov, é puramente romântica. É a encenação de uma festa em que acontece tudo de positivo, inclusive, a paixão de um jovem casal de enamorados. O talentoso Kainan Firmino, integrante da Jovem, tocará a linda Fantasia para Viola e Orquestra, Op. 84, de Hummel. É uma novidade para que o público possa conhecer este instrumento da família das cordas”, contou.
Segundo Durier, a noite terá ainda duas grandes surpresas. “A primeira é a Fantasia Velhos Carnavais, de Arthur Barbosa, que traz a música carnavalesca numa linda versão orquestral; a segunda será a Sinfonia nº 3, em Dó Maior, intitulada Singular, de Franz Berwald, que passou 60 anos adormecida até a sua estreia em 1905. Então, o publico desfrutará de muitas emoções com a Orquestra Jovem”, disse o maestro.
Na opinião do violista Kainan Firmino, é maravilhosa a oportunidade que a Orquestra Jovem dá para os bolsistas, de fazer a seleção para a escolha de solistas. “Eu acredito que você se colocar na frente de uma orquestra para tocar o solo de uma peça para o seu instrumento é um dos grandes objetivos de todo jovem estudante. E é muito bom ter oportunidade de fazer isso com essa orquestra, tocar do lado de amigos, com o trabalho incrível que o maestro Durier vem fazendo na elaboração da peça e nas ideias musicais”, destacou.
“Eu gosto de pensar que quando eu estou ali tocando com a orquestra, é um momento de interação. É uma peça pra viola solo, não com um acompanhamento de orquestra, mas eu diria com uma colaboração. Embora o solo tenha um lugar de evidência ali, a obra completa é o que acontece com a viola, com a orquestra e toda essa trama que vai sendo desenvolvida durante a peça. Então, é uma expectativa muito grande, uma realização, uma responsabilidade, mas a gente vai fazendo um trabalho muito bom. Eu tenho certeza que será um belo concerto”, comemorou o solista.
Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
7º Concerto Oficial da Temporada 2024
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Kainan Firmino (viola)
Dia: 17 de outubro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito







