Arqueologia, cultura e gastronomia são os destaques
O Programa de Roteirização Turística do Sebrae Paraíba lançou a Rota Vale dos Dinossauros, que inclui os municípios de Sousa, Poço Zé de Moura, Joca Claudino e São José de Piranhas, no alto sertão. O agente de roteirização responsável por estes municípios, Silvonetto Oliveira, e a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae PB, Regina Amorim, apresentaram equipamentos turísticos que receberam a consultoria para representantes de agências de receptivo e jornalistas.


Hotel Troodon que tem área temática de gastronomia Portal de entrada na cidade de Sousa


Hotel Jardins Plaza, na entrada de Sousa Palhoça do Bistrô: cardápio internacional refinado
Durante três dias participantes do fampress e o famtour puderam perceber a punjança econômica de Sousa que se reflete em seus hotéis e restaurantes. Impressiona o Hotel Troodon com excelente infraestrutura e sua área gastronômica temática, o Hotel Jardins Plaza, o restaurante Palhoça Bistrô e o regional O Cariri, no estilo self service. Todos estão com projetos de expansão. Mas há diversas outras opções na cidade, e se você der uma volta, vai ver também as esculturas de dinossauros a cada rotatória, obra do artista plástico Berg Almeida ,o mesmo do belo portal de entrada.


O Museu do Vale dos Dinossauros foi totalmente reformado Grupo de jornalistas e guias de turismo


Guias especializados mostram um osso verdadeiro Réplicas impressionam o visitante
O Vale dos Dinossauros é visita obrigatória, um dos poucos parques no mundo onde se vê conjuntos preservados de pegadas dos gigantes herbívoros e carnívoros que viveram na região há 165 milhões de anos. O museu do Monumento Nacional do Vale dos Dinossauros, nome oficial do lugar, foi recentemente reformado e possui réplicas dos animais, ossos originais encontrados no local e muitas informações importantes. Uma guia especializada orienta os visitantes durante a visita. Pesquisadores de vários lugares do mundo fazem constantes estudos lá e recebem total apoio.


Os parreiras já estão produzindo e a primeira colheita dever ser em novembro deste ano
A Rota Vale dos Dinossauros inclui uma visita a nova atração de Sousa: a vinícola Chateau HS, se está com os parreiras lotados para iniciar a colheita em novembro e produzir vinhos finos a partir da Semana Santa de 2025. Foram plantadas mais de vinte espécies de uvas, entre as mais conhecidas Malbec, Tannat, Syrah e Toriba. Já está no planejamento dos proprietários, casal Jarismar Segundo e Herta Sonia construir um complexo enoturístico, com área de visitação da produção, degustação e experiências.


Vaqueiros são uma tradição em Poço Zé de Moura O Catete, inaugurado em 1940 por Getúlio
Seguindo para o município de Poço Zé de Moura a dica é almoçar no restaurante O Catete, inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas em 1940, com excelente infraestrutura e o famoso tucunaré. O município de Poço Zé de Moura nos oferece uma experiência com o que há de mais nordestino: seu povo e sua cultura, com vaqueiros orgulhosos de seus feitos e aboiadores e cordelistas. Lá está a famosa ong Pisada do Sertão, renomada pelo excelente trabalho que realiza com mais de 700 crianças e adolescentes. A Pisada do Sertão tem várias parcerias importantes pelo Brasil e oferece alimentação, aulas de informática, orientação para as famílias. E criou um espaço onde os locais podem comercializar seus produtos, a Vila Sertão – uma atração à parte. O município mantém a tradição do Reizado com muita força e tem o Museu Zé de Moura, com objetos antigos e fotos do fundador da cidade.


A ong Pisada do Sertão é uma referência na cidade e os atuais professores foram alunos


E você já ouviu falar nos Caboclos? São mascarados que dançam e cantam no domingo da Semana Santa, uma tradição no município de Joca Claudino que possui até um encontro de Caboclos, com quatro grupos formados. Depois do almoço regional com direito a diversos tipos de rapaduras batidas e seus sabores de engenho no Algarobar, a apresentação dos Caboclos fechou com chave de ouro. Há muito o que viver e conhecer no interior da Paraíba.









