E define cronograma de ações em prol do turismo em quatro municípios

O Fórum de Turismo Rota Sanhauá realizou nesta segunda-feira, 23, uma Assembleia Geral que teve como pauta a apresentação dos resultados alcançados desde a criação, em 2023, e a validação do Plano de Ações Prioritárias para os municípios participantes, que são João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Bayeux.

O agente de Roteirização do Sebrae PB, Danylo Aguiar, apresentou os resultados que tiveram como foco inicial a formalização e institucionalização do Fórum. Ele destacou a participação da secretaria de Cultura de Cabedelo, Vera Simões, e agradeceu o empenho dela “ Vera Simões foi fundamental e agora o Fórum de Turismo Rota Sanhauá existe legalmente, tem CNPJ e isso abre uma série de possibilidades”, ressaltou. A reunião aconteceu no Sebrae PB e teve a presença da Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, e dos representantes dos municípios que atuam como secretários municipais de turismo e cultura e empreendedores.

O Fórum é formado por 26 entidades, que são UFPB, Abav PB, Abrajet PB, Sindicato dos Guias PB, Liga Carnavalesca de JP, Instituto Mar de Esperança, Associação das Mulheres do Porto do Capim, Associação dos Catamarãs de Cabedelo, Mocambagem Consultoria, Associação de Artesãos Farol de Cabedelo, Canoa Bar e Restaurante, Instituto Criatividade em Movimento,  Aguiar Gestão Criativa, Alê Lontra Comunicação e Turismo, Federação Paraibana de Artesãos, Associação Paraibana Unidos da Arte, Criativa Turismo e Eventos, Aliança Bayeux Franco Brasileira, Projeto No Balaio, Coco de Roda Mestre Basto, Caribessa Ecoturismo, Delícias de Lucena, BNB, Setur JP, Setur Lucena, Diretoria de Cultura e Turismo de Bayeux.

Um dos destaques do trabalho realizado pelo Fórum de Turismo Rota Sanhauá foi também sensibilizar os gestores municipais para a retomada dos Conselhos Municipais de Turismo, exigência do Ministério de Turismo para participar de algumas ações e projetos.  Entre os temas do Projeto de Ações Prioritárias que o Fórum vai se debruçar estão ações de interlocução com os representantes dos municípios, incentivo a criação de projetos turísticos, qualificação profissional para os empreendedores através de parcerias, propostas de melhorias nos equipamentos turísticos . Foi definida uma Câmara Temática  para a criação de novos roteiros nos municípios participantes.

O agente de roteirização do Sebrae PB, Danylo Aguiar ressaltou ainda a parceria com o Observatório do Turismo, que vai investigar, através de pesquisas de campo, as demandas necessárias para otimizar o turismo como atividade da economia criativa

.O presidente do Fórum de Turismo Rota do Sanhauá, Luiz Júnior, secretário executivo de Turismo de João Pessoa, disse que o Fórum ” é uma valiosa instituição de apoio e fortalecimento do Turismo nas cidades que constituem o grupo e está sempre atento às necessidades dos municípios auxiliando e integrando soluções, sempre visando fomentar o setores que fazem o turismo nesses municípios.”  (Texto:Rosa Aguiar)