O Parque Zoobotânico oferece atividades para a criançada
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) preparou uma programação especial de férias escolares para todo o mês de julho, que segue até o dia 31 de julho, com foco na educação ambiental, conexão com a natureza e na diversão dos pequeninos. O Parque funciona da terça-feira ao domingo, das 8h às 17h (entrada até 16h).
O primeiro dia da programação reuniu uma criançada animada e teve jogos sobre ecologia e pintura com temática de animais. Fez sucesso a produção de bandejas de alimentação para alguns animais. O objetivo é que as crianças tenham informações sobre a alimentação dos bichos, como é o preparo e como é oferecida ao animal.
“Nesse momento, as crianças têm a experiência de preparar junto com o pessoal do zoológico as comidas dos animais. Uma comida balanceada e rica em nutrientes. Elas vão entender que não é qualquer comida que o animal come, tem que ser tudo bem regrado. A bióloga dá uma aula para as crianças. Por ser aberto, tem criança que quer jogar uma pipoca, um biscoito e por mais que o parque seja todo sinalizado acontece e é nessa hora que eles se educam”, frisou Renato Braga, diretor do Parque.
Durante a explicação para as crianças, a bióloga Marília Maia explica, também, que a Bica abriga animais que foram resgatados ou que já nasceram em cativeiro. “A gente reforçou a ideia de que esses animais do parque não podem voltar para a natureza, porque alguns foram atropelados, falta alguma parte física, ou vieram muito bebês”, disse. A programação inclui uma série de atividades educativas e lúdicas, que acontecem de terça a domingo, manhã (a partir das 8h30) e à tarde (a partir das 14h). As crianças podem se divertir nas oficinas de reciclagem, exposições, jogos e trilhas educativas.
As atividades são gratuitas aos visitantes do parque, mas as vagas são limitadas e destinadas por ordem de chegada. Não há necessidade de agendamento, apenas o pagamento da taxa ambiental de entrada, de R$ 3,00. São isentos do pagamento da taxa crianças de até 7 anos de idade, PCD e idosos acima de 60 anos.
Confira a programação completa para o mês de julho:
Terça-feira
8h30 – Piquenique dos animais;
14h – História do Parque e da Fonte e Trilha da Água.
Quarta-feira
8h30 – Passarinhando na Bica e Experiência no Recinto das Aves ou Falcoaria;
14h – Trilha da Biodiversidade e Jogo de Tabuleiro Gigante.
Quinta-feira
8h30 – Oficina dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e produção de Estampa de Ecobag com Tinta Natural;
14h – Produção de Enriquecimento Ambiental.
Sexta-feira
8h30 – Trilha da Biodiversidade e observação do Banho de Sol dos Répteis;
14h – Exposição de Animais Taxidermizados e Vida de Inseto.
Sábado e Domingo
8h30 e 9h – ONGs e parceiros (atividade extra)
14h – ONGs e parceiros (atividade extra)







