É uma homenagem ao “Pavão Misterioso”
A Secretaria de Cultura e Turismo de Pilõezinhos, localizada no brejo paraibano, lançou o 1º Concurso de Literatura de Cordel. Um marco literário que busca revelar novos talentos e fortalecer as raízes culturais do cordel brasileiro, convidando poetas de todo o país a participar e a homenagear o cordel “Pavão Misterioso”, obra que vendeu mais de dez milhões de cópias, de autoria de José Camelo de Melo Rezende, natural de Piloezinhos. O “Pavão Misterioso” não só conquistou os corações dos brasileiros, mas também se consagrou como um fenômeno de vendas e influência cultural. Adaptado para diversas expressões artísticas, incluindo teatro, cinema, novela e música, o romance é uma joia da literatura popular, celebrando a rica tradição dos contos das Mil e Uma Noites.
A Secretaria de Cultura e Turismo convida poetas brasileiros e naturalizados, incluindo jovens talentos a partir dos 14 anos (com autorização dos responsáveis), a se inscreverem no edital do I Concurso de Literatura de Cordel de Pilõezinhos, até às 23:59h do dia 30 de novembro de2023. O concurso tem duas categorias: uma exclusiva para artistas locais, de Pilõezinhos, e outra aberta a participantes de qualquer estado brasileiro.
Interessados podem se inscrever sem custos, presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Manoel Alvino de Moura, n° 56, Centro de Pilõezinhos, ou virtualmente pelo e-mail culturaeturismo@piloezinhos.pb.gov.br, seguindo as orientações do edital AQUI.
Este concurso representa uma oportunidade única para poetas e amantes do cordel de todo Brasil participarem de uma iniciativa que celebra um século de tradição literária, mantendo viva a chama da literatura de cordel e do legado de José Camelo de Melo Rezende.







