É a Trilha dos Potiguaras
Praias paradisíacas, lagoas, rios e aldeias indígenas são os atrativos dos municípios de Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto e Mataraca, localizados no litoral norte da Paraíba. E juntos criaram o roteiro “Trilhas dos Potiguaras”, que proporcionam ao visitante um turismo de experiência imersiva nas tradições dos povos originários e na preservação ambiental.
Distante apenas 90 quilômetros de João Pessoa, o litoral norte da Paraíba tem 32 aldeias distribuídas nos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto. Entre os pontos turísticos estão às praias de Tambá, Baía, Prainha e Cardosa; os rios do Gozo, Sinimbu e o Dendezeiro, a Lagoa Encantada; os monumentos históricos como o antigo farol, ruínas de São Miguel e os canhões da Aldeia Forte.
A Baia da Traição, capital do povo potiguara, tem esse nome desde que um navio português, na época da colonização, ancorou por lá e os marinheiros ficaram atraídos pelas jovens indígenas. Os homens da tribo não gostaram e usaram elas para atrair os portugueses e atacá-los. O local era frequentado por franceses e piratas. O acesso à praia de Baía da Traição de João Pessoa é pela BR 101 e depois PB 041. Os povos indígenas se dedicam à agricultura, à pesca e ao ecoturismo.

Para o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena, conhecer as tradições dos povos indígenas é uma experiência marcante e encantadora. “A rota que faz parte da ‘Trilhas dos Potiguaras’ é uma experiência incrível. Ao vivenciar a cultura dos povos originários, é possível usufruir dos atrativos naturais da região de forma sustentável, conhecendo a importância da preservação da área e das tradições”, comentou.
Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, ressalta que “ os indígenas podem vender seu artesanato, mostrar sua cultura e gastronomia, e para valorizar essas tradições, o Governo do Estado criou a infraestrutura para que a região possa ser ainda mais conhecida e visitada”. Interessou? Confira fotos e dicas no Instagram @trilhasdospotiguara @potiguaraexperiencias @guia.raonipotiguara







