O tema é ‘‘Inteligência artificial, plataformas e o futuro da Internet’

Começa neste domingo,6, a  9ª edição da Expotec – Feira e Congresso de Tecnologia, consolidada como a maior vitrine de tecnologia da região Nordeste.  É uma realização conjunta da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br) vai até sexta-feira,11, com muitas atividades.  As inscrições são gratuitas até o dia do evento, no Centro de Convenções de João Pessoa.

A abertura oficial será na segunda-feira, 7, às 19h, na sala Tambaba, com a apresentação do toré dos indígenas potiguaras do município de Baía da Traição. A solenidade será em conjunto com a abertura do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação,  com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, instituições públicas, organizações não governamentais, empresas privadas, gestores, pesquisadores, cientistas, professores, estudantes, expositores e público em geral. 

A programação mesas redondas, palestras e painéis relacionadas a temática  da ‘Inteligência Artificial’, abordada sob  vários aspectos, desde a  cibersegurança, regulamentação,  educação, empreendedorismo, ecossistema digital e  realidades estendidas, tudo isso na visão de cientistas de reconhecimento internacional e especialistas da área, entre eles Taís Gaudêncio, Ricardo Schneider, Claudio Lucena, João Ricardo Moreira, Tanara Lauschner, Gisele Kauer, Priscilla Durand,  Alek Maracajá, Demi Getschko e  Renata Mielli, que irão interagir com os participantes, além das discussões sobre plataformas, startups, 5G, Soft Skills, Radiolelescópio Bingo entre outros.

Serão apresentados projetos desenvolvidos por órgãos do Governo do Estado entre eles  Projeto Limite do Visível, Projeto Bingo, Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), além da realização do Game Jam, numa parceria da Secties e a Ostem games,  uma das grandes atrações do evento. É uma maratona de 24 horas, sem interrupção de gamificação e irá atrair estudantes que cursam jogos digitais.

Protótipos e projetos de  pesquisa importantes estarão nos estandes de exposições: o Instituto Federal da Paraíba – IFPB, com mais de 20 pesquisas, a Universidade Federal da Paraíba  com os projetos Fórmula Emotion,  Aeropampa, Motorius e o Cangaço DEV. Haverá também exposição do Movimento Escoteiro com o grupo do Ar Ubuntu 133PB. A Polícia Militar da Paraíba irá apresentar a tecnologia do Instituto de Polícia Científica (IPC), utilizadas nas investigações de crimes, no Laboratório Forense, Medicina Legal, dentre outras.     

A Expotec 2023 também terá espaço para entretenimento com  Arena Jogue Fácil, especializada em eSports que vai disponibilizar uma área para jogos. A ‘Anima X’ levará a cultura pop geek que movimentará a Expotec com o público nerd geek, K-pop, gamer, fãs de cinema, de histórias em quadrinhos, games, franquias, standistas, animes.

Este ano haverá o Espaço do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br(NIC,br) e do Comitê Gestor da Internet(CGI.br) que patrocina a Expotec, numa estrutura de um Dommus de 20 metros de diâmetro e lá ocorrerá mini- palestras de 30 minutos, exibição de  vídeos do projeto Cidadão na Rede (https://cidadaonarede.nic.br/), do NIC.br, que visa a incentiva a adoção de boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, alcançando o maior número possível de usuários.

Paralela a Expotec vai acontecer o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o 2º Encontro da Conexão João Pessoa- Atores do Ecossistema,  através do Hub Farol Digital que tem como propósito transformar João Pessoa em um expoente de inovação, e o Seminário dos Povos Tradicionais, comunidades urbanas e rurais.