Período é ideal para trilhas e banhos em duas cachoeiras famosas  

O município de Dona Inês, localizado a 20 quilômetros de Bananeiras, no brejo paraibano, vem se destacando por suas belezas naturais. E neste período de inverno, o clima fica ideal para as trilhas ao ar livre, com temperaturas mais amenas e maior volume de água nas cascatas, o que acontece nos meses de junho, julho e agosto.  Duas cachoeiras são as preferidas pelos turistas e visitantes que veem no novo destino uma oportunidade de maior contato com a natureza, bem próximo de João Pessoa, que está a cerca de 140 quilômetros.

A cachoeira do Letreiro fica na queda do leito do Riacho da Serra, afluente do Rio Curimataú, no sítio Mulungu. Não é alta  mas forma um lago ideal para o banho. Quem deseja desfrutar de suas águas vai ter que fazer uma trilha  com um certo grau de dificuldade. O local antes era usado apenas pelos moradores das proximidades, mas os turistas e visitantes já frequentam orientados pelos guias e condutores.

A cachoeira do Barrocão é outro atrativo natural e também pertence do Riacho da Serra, e  possui uma queda mais alta, de cerca de seis metros. É nessa cachoeira que é feito o rapel molhado, com guias especializados e muito apreciado pelos visitantes. Esta cachoeira está localizada nas proximidades do Lajedo Preto, onde existem também as  “marmitas” – formações rochosas que se enchem de água nesta época do ano  e se transformam em ofurôs naturais.

Carlito Paraíba, criador do grupo Geografia da Paraíba, que explora e divulga as belezas de todo o estado @geografiadaparaiba, ressalta a natureza exuberante do município:  “Sem dúvida, Dona Inês é um dos principais destinos quando o critério é turismo de natureza e de aventura, aqui na Paraíba. As cachoeiras do Barrocão e do Letreiro foram os lugares mais surpreendentes e incríveis que conheci. As duas cachoeiras proporcionam um banho maravilhoso. Nada melhor do que fazer a trilha até elas e depois banhar-se nas águas limpas e puras de Dona Inês”

É importante sempre visitar as cachoeiras e fazer as trilhas acompanhados por guias locais, que conhecem bem a região e orientam sobre as medidas de segurança. A empresa JF Turismo, de Dona Inês, possui guias e condutores locais cadastrados que levam o turista para conhecer as cachoeiras e outros atrativos. No Roteiro das Pedras, por exemplo, o deles passeio inclui vários atrativos, como a Pedra Lavrada, Pedra do Letreiro, as Marmitas, a Pedra do Bico e as duas cachoeiras, do Letreiro e do Barrocão. O instagram é @ jf_turismo_pb Informações (83) 9 8104 –  4780. (Texto: Rosa Aguiar Imagens: Renan Matias e Geografia da PB)