Entre as atrações Oswaldo Montenegro, Waldonys e Nando Cordel
O lançamento da rota cultural Caminhos do Frio 2023 aconteceu nesta quarta-feira, 7, na casa de receções Ilha da Fantasia, no município de Borborema, o mais novo integrante da rota que tem agora dez municípios. O lançamento contou com a presença dos prefeitos dos municípios envolvidos, da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas, do secretário executivo, Delano Tavares, do Presidente da PBTur, Ferdinando Lucena e das representantes do Sebrae, Regina Amorim e Jacy Viana.
O lançamento teve muito forró, comidas típicas, e a apresentação da programação de cada município. A rota cultural Caminhos do Frio 2023 vai de 3 de julho até 10 de setembro, nos municípios de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras , Alagoa Grande e Alagoa Nova. A rota é coordenada pelo Fórum de Turismo do Brejo, e foi decidido que nesta 18ª edição, todos os município devem valorizar a literatura de cordel. Em cada município serão realizadas oficinas de diversas atividades culturais e, no final de semana, as apresentações musicais. Entre as atrações estão Oswaldo Montenegro, Waldonys, Capilé, Nando Cordel, Os Três do Nordeste, Limão com Mel. A programação completa está no site www.brejoparaibano.com.br

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Jaime Souza, disse que o brejo é a região com o maior apelo turístico, e que não está perfeita, mas está sempre em construção. Ele ressaltou que a rota estimula a cadeia produtiva do turismo local.

A secretária de Turismo Rosália Lucas parabenizou os prefeitos e o presidente do Fórum destacando a importância de “ dez municípios apresentando suas belezas naturais, seus produtos, uma oportunidade para o paraibano conhecer tanta potencialidade”
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena disse que a expectativa é muito grande em relação a esta edição dos Caminhos do Frio, e que a divulgação está sendo potencializada pelo governo através da Secretaria de Turismo e PBTur. Ele também disse que “apesar da rota está consolidada, as cidades estão passando por um processo evolutivo de se preparar para receber o turismo, para assim ter investimentos na área privada”.

A gestora de Turismo do Sebrae, Regina Amorim, destacou a valorização da cultura e o sentimento de pertencimento dos municípios, impulsionados pela criação da rota cultural, e lembrou como foi o início de tudo e como hoje está gerando frutos. Ela ressaltou a participação do governo “tão presente e tão parceiro”.
Confira as datas dos Caminhos do Frio:
Areia – 03 a 09 de julho
Pilões – 10 a 16 de julho
Matinhas – 17 a 23 de julho
Solânea – 24 a 30 de julho
Serraria- 31 de julho a 06 e agosto
Borborema – 07 a 13 de agosto
Remígio – 14 a 20 de agosto
Bananeiras – 21 a 27 de agosto
Alagoa Grande – 28 de agosto a 3 de setembro
Alagoa Nova – 04 a 10 de setembro







