Associação de Turismo e Cultura vai promover inúmeras ações para o município

A Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia, a Santura, elegeu nova diretoria para o biênio 2023 – 2024.  Na pauta, além da eleição da nova diretoria, foi analisado o relatório das ações da Santura do período de maio de 2017 a fevereiro de 2023. A Assembléia Geral também aprovou o Regimento Interno da Associação.

Foram eleitos Nelson Xandoca de Medeiros Junior como presidente, Fernando Antonio de Oliveira, vice presidente, Ricardo Amâncio de Lima, tesoureiro, Gileide Ferreira da Silva, vice tesoureira, Regina Lúcia de Medeiros Amorim, 1ª secretária,  Manoel Antônio Boaventura Marinho, 2º secretário.Para o Conselho Fiscal foram eleitos os titulares Nadinaldo Dantas de Medeiros. Irenice Maria de Medeiros e Luiz Bento dos Santos. E como suplentes Elton John Medeiros de Oliveira, Maria Luzia da Nóbrega Costa e José Marinho de Lima.

A primeira reunião de 2023 com a nova diretoria da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia, Santura, já definiu alguns projetos que foram aprovados para serem executados nesta nova gestão. Entre eles a formatação de quatro roteiros turísticos; realização de 24 cursos de capacitação em turismo; e participação nas feiras ExpoTurismo Paraíba, em João Pessoa, RURALTUR – Feira de Turismo Rural do Brasil, em Franca – SP e BTM – Brazil Travel Marketing, em Fortaleza – CE.

A nova diretoria definiu também a criação de um acervo fotográfico digital em alta resolução de produtos, rotas e roteiros turísticos de Santa Luzia, viabilizar o projeto do Centro de Empreendedorismo e Criatividade de Santa Luzia, e buscar apoio da Câmara Municipal para alguns projetos, entre eles o Projeto de Lei do Executivo Municipal de preservação e melhor uso do patrimônio histórico-cultural de Santa Luzia, internet gratuita em 04 praças do município.

Santa Luzia terá consultoria para plano de turismo e cultura

A Santura também vai realizar dois seminários de sensibilização para o turismo, sendo 01 seminário por ano, viabilizar o São João Tradição, estimular e apoiar o São João dos Bairros e das Praças, fortalecer a Festa do Rosário, Festa de Santa Luzia, Páscoa para Todos e Natal Iluminado, como eventos turísticos do Município, e, com isso, proporcionar geração de renda para os artistas da terra e toda a cadeia produtiva de eventos. A Santura também vai formatar o Cicloturismo como produto turístico da região Vale dos Sertões e participar como entidade filiada ao Fórum de Turismo Vale dos Sertões.

Entre vários projetos e iniciativas a nova diretoria da Associação vai contratar consultoria para elaboração de uma política de turismo, cultura e economia criativa com o objetivo de favorecer a diversidade, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico.

Para Regina Amorim, uma das incentivadoras de ações colaborativas e coletivas, a nova diretoria da Santura tem condições de dar continuidade e de avançar com ações que contribuirão para o desenvolvimento do turismo e da cultura. “ A Santura tem como propósito o fortalecimento da governança, a execução do plano de turismo, com ações estruturantes, inovadoras, sustentáveis, inclusivas e de responsabilidade social.

Outros projetos de maiores investimentos também estão previstos no longo prazo, como a Cidade dos Artistas, um distrito criativo que abrigará artesãos e cantores, produtores de teatro, danças, trios de forró pé de serra, com anfiteatro e paisagismo, e o Armazém da Moda, um espaço coletivo para produção de moda atemporal. (Assessoria com redação Rosa Aguiar)