Iniciativa da Prefeitura valoriza o artesão

Os artesãos paraibanos receberam mais um reconhecimento com a entrega de certificados do I Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba, realizado no Salão do Artesanato, em João Pessoa. A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa e contou com o apoio do Sebrae/PB. Foram 13 artesãos homenageados vindos de diversas regiões do estado.

O prefeito Cícero Lucena enfatizou a qualidade dos trabalhos inscritos e elogiou o apoio do Sebrae e do Governo do Estado no incentivo ao artesanato. O  superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, disse que a premiação reforçou a importância e originalidade do artesanato produzido na Paraíba.

Entre os artesãos premiados no evento estava João Batista Barreto, que veio de Nova Palmeira e trabalha há mais de 20 anos produzindo peças decorativas em madeira. “Esse prêmio representa que o nosso trabalho tem valor. Ser escolhido e estar aqui é uma honra”, disse, emocionado.

Outro artesão homenageado foi Armando Dantas, que produz algodão e fabrica as redes Santa Luzia, no sertão. Ele destacou a importância do Sebrae no apoio ao trabalho dos artesãos paraibanos. “Primeiro Deus, o nosso trabalho e depois o que temos aprendido com o Sebrae que sempre nos incentiva no empreendedorismo”. Este ano ele vai plantar 150 hectares de algodão para exportação.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez reforçou que o prêmio é uma mostra dos resultados positivos, a partir da união entre os gestores públicos e instituições de fomento ao empreendedorismo e economia criativa, como o Sebrae.

Artesãos e produtores orgulhosos de sua valorização

Os artesãos premiados foram escolhidos por meio de votação popular e de júri técnico. São eles: Armando Adonias Dantas Filho; a dupla Cristiane Maranhão Galdino e Tereza Cristina Clemente dos Santos; Guariguazi de Lima Tavares; Ivania Moita Sá Barreto; Jerônimo Malaquias da Silva; João Batista Barreto; Jonas Emison Nogueira Gomes; José Damião de Sousa Júnior; Maria Aparecida Silva Sousa; Maria das Neves Paiva; Mayrles Emille Medeiros Sarmento; e Virgínia Bezerra Cavalcanti Dantas. Além do Sebrae/PB, a premiação teve o apoio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e do Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina.

Todos os vencedores estão em destaque no Salão, em um stand exclusivo que reúne peças feitas por eles, além de painéis com uma pequena biografia sobre cada profissional. A exposição ficará disponível  durante toda a programação do Salão. Além da participação no evento, os vencedores receberão Certificado de Premiação de Excelência Artesanal da Paraíba, com o endosso do WCC/LA – Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina.