Confira como foi o lançamento e as novidades da quarta edição
Em 1574, a índia potiguar Iratembé casou-se com um homem mameluco, e a condição do pai dela, Iniguassu, para aprovar o casamento, era que o casal não deixasse a tribo. Mas o mestiço fugiu levando a índia para a capitania de Itamaracá. Os potiguaras foram em busca de Iratembé e não a encontraram. Revoltados, cerca de dois mil indígenas promoveram a Tragédia de Tracunhaém: mataram todos os moradores desse engenho e toda a família de Diogo Dias, dono do engenho E foi por causa do massacre que o rei de Portugal deu ordem de conquistar e fundar a Capitania Real da Paraíba. E você sabia que a tribo de Iratembé era na Serra da Raiz? A prefeitura tem planos de inaugurar a Lagoa de Iratembé, em homenagem a indígena.
Esta é uma das curiosidades do município de Serra da Raiz, que promoveu o lançamento da rota cultural Raízes do Brejo, no antigo engenho Boa Vista. Dez municípios da região vão promover atividades culturais, feira de gastronomia e artesanato, de 23 de setembro a 11 de dezembro, para divulgar a história, as belezas naturais e a cultura de dez municípios: Serra da Raiz, Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

No lançamento, o prefeito de Serra da Raiz, Luiz Gonzaga Duarte, falou da importância do retorno da rota cultural que estava suspensa devido a pandemia “Temos vocação para o turismo, temos um clima maravilhoso e nossa história. Precisamos explorar para gerar movimentação na economia”
Todos os prefeitos presentes demonstraram uma grande expectativa com o retorno da rota. Uma novidade é o ingresso do município de Guarabira. Esta é a quarta edição da rota cultural Raízes do Brejo, promovida pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano. O presidente do Fórum, Jaime Souza, ressaltou a participação dos prefeitos e das secretarias de turismo e cultura em organizar as programações.

A Empresa Paraibana de Turismo, PBTUR, levou uma caravana de jornalistas para divulgar o evento de lançamento, coordenada pelo jornalista Fábio Cardoso.O evento contou também com representantes do Sebrae e da Rede Paraíba de Supermercados.
O primeiro município a receber a rota é Belém, de 23 a 25 de setembro. Na programação, entre outras atividades, uma visita guiada ao Engenho Bom Retiro, que produz a famosa cachaça D`dil.
A rota cultural Raízes do Brejo acontece em Belém, de 23 a 25 de setembro, em Alagoinha, de 7 a 9 de outubro, em Duas Estrada, de 14 a 16 de outubro, em Lagoa de Dentro, de 21 a 23 de outubro, em Serra da Raiz, de 4 a 6 de novembro, em Borborema, de 11 a 13 de novembro, em Dona Inês, de 18 a 20 de novembro, em Guarabira, de 25 a 27 de novembro, em Pirpirituba, de 2 a 4 de dezembro e Pilõezinhos, de 9 a 11 de dezembro.
Para acompanhar a programação completa acessar www.brejoparaibano.com.br/raizes-do-brejo/











