Evento será realizado no mês de outubro, no Espaço Cultural

Foi lançado nesta terça-feira, 13 de setembro, no auditório do Hotel Litoral, o II Seminário e Feira de Cachaças do Brasil – O Brasil Cachaças, que vai acontecer dias 20,21 e 22 de outubro, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Estiveram presentes ao lançamento autoridades, produtores e convidados. A presidente da Confraria da Lapada e organizadora do evento, Fernanda Melo, afirmou que a expectativa para esta edição do evento é de atrair pessoas de várias cidades e estados do país e divulgar a cultura da cachaça. “ Estamos preparando este evento com muito carinho e o objetivo é buscar atrair a atenção da Paraíba inteira e do público de outros estados para conhecer a história da cachaça, seus valores históricos e econômicos”.  Ela agradeceu a parceria e os apoiadores.

O secretário de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, José William disse que a prefeitura não podia ficar de fora de um evento tão importante. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, Marconi Medeiros, que também é presidente da Fecomércio no estado, disse que “ a qualidade da cachaça paraibana vem se superando a cada ano e a gente já pode oferecer o produto em qualquer lugar deste país, que ele será reconhecido”  Já o diretor-executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça, IBRAC, Carlos Lima, ressaltou que o evento irá promover rodada de negociações inclusive para estimular a exportação e anunciou que 27 empresas irão participar das rodadas de negócios, sendo 8 da Paraíba, com 7 empresas exportadoras.

O presidente da Associação Paraibana de Produtores de Cachaça de Alambique Aspeca –  Múcio Fernandes, ressaltou a coragem de Fernanda Melo em promover o evento e disse que a cachaça deu um salto de qualidade muito grande nos últimos anos. O presidente da  Associação dos Produtores de Cachaça de Areia, APCA, Thiago Baracho, destacou que “as premiações que as cachaças paraibanas vem recebendo contribui para a divulgação da qualidade e eventos como esse são importantes para toda a cadeia produtora de cachaça”

O lançamento foi no auditório do Hotel Litoral, no Cabo Branco

O Presidente da Fapesq-PB, Roberto Germano, afirmou que há ainda um mercado externo a ser conquistado pelo Brasil e o caminho é investir no conhecimento. “Não há qualidade quando a gente não pensa na base tecnológica que a gente aplica a esse produto. Por isso, a Fapesq abraçou o plano de governo de incentivar a qualidade da cachaça, pensando numa linha de conhecimento”.

A programação do II Seminário e Feira de Cachaças do Brasil vai oferecer seminários, feira de exposições, rodadas de negócios nacionais e internacionais, concurso de drinks feitos de cachaças, além de praça de alimentação, espaço de lazer e uma estrutura reservada para 42 estandes e nove ilhas para divulgação de marcas e pode ser acessada no site https://www.brasilcachacas.com/ e no Instagram: @brasilcachacas.  

A programação é patrocinada pela Prefeitura de João Pessoa e conta com a parceria do Sebrae/PB, Fapesq/PB, Fecomércio/PB, além da Prefeitura de Cabedelo, Governo do Estado, Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Associação Paraibana de Produtores de Cachaça de Alambique (ASPECA) e Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA).