Há dúvida sobre vacinados com Coronavac
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánches, declarou que a partir de 7 de junho de 2021, a Espanha abre as fronteiras para turistas vacinados de qualquer lugar do mundo, o que inclui o Brasil. “Todas as pessoas vacinadas e suas famílias serão bem-vindas na Espanha, independentemente do seu lugarde origem”, afirmou no primeiro-ministro. Dessa forma, turistas brasileiros poderão entrar na Espanha, desde que estejam completamente imunizados com vacinasaprovadas pela União Europeia ou Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Pfizer-BioNTech (aplicada no Brasil) – 2 doses
- AstraZeneca (aplicada no Brasil) – 2 doses
- Moderna – 2 doses
- Johnson & Johnson – 1 dose
- Sinopharm (aprovada pela OMS) – 2 doses
A Coronavac, vacina mais aplicada no Brasil, ainda está sob análise da OMS, portando segue de fora da lista de imunizantes aceitos para entrar na Espanha, pelo menos por enquanto. A Espanha espera atrair cerca de 45 milhões de turistas estrangeiros este ano, pouco mais da metade dos 83,5 milhões atraídos em 2019.
Autoridades espanholas estão trabalhando em parceria com a União Europeia para lançar o mais rápido possível um projeto de Certificado Digital para identificar os viajantes e habitantes vacinados.







