Programa está alinhado com a Agenda 2030 da Onu

O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar-PB) encerrou suas atividades de 2023 com uma visita técnica aos recifes costeiros do Seixas, contando com a presença de parceiros do Programa e de autoridades ambientais. O evento destacou a importância da ação e da restauração ecológica dos corais, e ainda promoveu a interação entre os participantes e a biodiversidade marinha

A bordo do catamarã Primeiro Sol, o grupo recebeu informações sobre segurança e em seguida, a coordenadora de restauração de corais, Dra. Karina Massei, e a coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Maria Christina Vasconcelos, destacaram a relevância da Área de Proteção Ambiental – APA Naufrágio Queimado.

Já o coordenador-geral do Preamar-PB, professor Cláudio Dybas enfatizou a relação dos objetivos do Programa com a biodiversidade marinha, a pesca esportiva e artesanal, o turismo náutico subaquático, salientando a colaboração entre as instituições e a importância estratégica dessa parceria para o avanço do Programa, que também está alinhado com a Agenda 2030 da Onu.

Durante a visita técnica os participantes tiveram a oportunidade de realizar mergulho livre e autônomo com cilindro, guiados pelo mergulhador profissional Ivan Occhi, do Clube do Mergulho João Pessoa, e também desfrutar de um passeio de caiaque, com a assistência do Personal Caiaque. Um dos principais atrativos foi a visita à “árvore de recuperação ecológica de corais”, A árvore é uma técnica empregada pelo Preamar-PB, sob a coordenação da dra. Karina Massei, para recuperar as comunidades desses organismos vitais ao ecossistema marinho e enfrentar os desafios pelo branqueamento resultante do aquecimento oceânico. Também aconteceu a instalação simbólica de um fragmento de coral por autoridades, entre eles o Procurador da República João Raphael, o diretor-presidente da Cinep, Rômulo Polari, e a Secretária de Estado do Mieo Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense..

Após a visita técnica todos participaram de um café oferecido no Espaço Oceânico, com música ao vivo e a participação da cantora Luana Soares. Também foram distribuídos brindes temáticos do mar, resultado da colaboração com o laboratório de prototipagem do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Lampião Maker.

A iniciativa contou com as parcerias do Espaço Oceânico e do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, além da presença de outros representantes de entidades como a reiitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta; o superintendente da Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec), Rodrigo Barreto; a Diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais da Funetec, Ingredhy Barros; a diretora de comunicação da Funetec, Rejane Negreiros; o diretor-geral do Polo de Inovação do IFPB, Erick Augusto Gomes de Melo; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Maria José Bezerra de Melo (Josi); Tenente Vandemberg; a coordenadora de Estudos Ambientais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Maria Christina Vasconcelos; a coordenadora da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU-PB) , Ana Cristina de Carvalho, e de outros representantes.