Exposição faz parte das atividades do Centro em Cena

A arte da papietagem está sendo apresentada na Casa da Pólvora, na exposição ‘Encontro’ do artista visual Babá Santana. São mais de dez peças, bonecos em tamanho natural, que com suas cores e expressões, são a marca desse artista talentoso e que compõem a programação do Festival Centro em Cena, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
 
“Nós planejamos um conjunto grande de atividades para ocupar e intensificar a presença e a dinâmica cultural no Centro Histórico. O Centro em Cena tem esse papel de intensificar uma ação cotidiana que já fazemos nos nossos equipamentos, como o Hotel Globo e a Casa da Pólvora. A exposição do Babá se insere nesse contexto”, destaca o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.


Exposição – A mostra é inspirada no encontro de dois artesãos no município de Dona Inês – Babá Santana e Sérgio Teófilo, que é artesão daquela cidade. “Estava havendo um festival lá e eu fiz a exposição com ele e pus o nome “Encontro” porque era o nosso encontro, o encontro do artesanato, das figuras do circo com a arte dele. É um encontro das pessoas naquele lugar, que sempre tem alegria”, explica o artista.
 
Na Casa da Pólvora, porém, as obras expostas são exclusivas de Babá Santana. As peças  são todas de papel. “Todos os momentos em que um artista expõe um trabalho, a sua vida de trabalho, é muito especial. A expectativa é que as pessoas vejam, que se encontrem para ver essa história muito colorida”, comenta Babá Santana.
 
Todos os bonecos são pretos e que é algo inédito na sua carreira. “Nunca tinha feito bonecos pretos e a exposição é toda de bonecos pretos. Eu coloco um rosto branco e fica muito interessante”, acrescenta. “Acima de tudo, a Casa da Pólvora é um lugar de encontros com o público, com o pôr do sol. É um lugar muito especial”.