Edição internacional tem 15 expositores e promove dois  desfiles de moda

A equipe do Mercado Capim Fashion (MCF) embarca nesta segunda-feira, 17, para Paris onde acontece a primeira edição internacional que vai ocupar dois espaços culturais da capital francesa — L’Alimentation Générale (21/11) e Digital Village (23/11). Além da exposição de produtos paraibanos, desfiles de moda autoral e performance ballroom já anunciados, o evento apresenta uma programação cultural completa que reúne dança brasileira, teatro, cinema, performance e música ao vivo.

A edição “MCF à Paris” é uma produção da paraibana Criativo em parceria com a Association La Terreirada, que promove a cultura brasileira na França. A realização do projeto é viabilizada pelo edital Arte na Bagagem 2025, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022) e também conta com o apoio da Associação France Brésil Développement (AFBD), da Câmara de Comércio França-Brasil, da Secretaria de Cultura da Paraíba, do Moda Empreendedora, da Santa Luzia Redes e Decorações e dos locais que receberão esta edição.

Com pocket shows, aulas de dança, exibição de filmes e intervenções cênicas, o MCF reforça o conceito que o move desde sua criação: a moda é território, mas também é cultura, presença e manifesto. Participam desta edição o DJ Rick Mala, o ator Fábio Campos, a cantora Ana Aoás, os dançarinos Daniel Barros e Isa-Caires Sousa e o cantor Anderson Leal.

MOSTRA DE CINEMA  –  A mostra apresentará quatro curtas: documentário “Rendeiros”, dirigido por Romero Sousa, registra o saber artesanal das rendeiras e o valor da tradição no fazer manual. “Puta Madre”, também documentário, dirigido por Fernanda Teodoro, João Arnaldo Brunhara e Vítor Evangelista, aborda narrativas de resistência e identidade.

Na ficção “Dealer Killer”, do diretor Clément Sellin, que se passa nas ruas do norte de Paris,  e o curta “Habbeas Pinho”, dirigido por Aluízio Guimarães e Nathan Cirino.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA:

21 DE NOVEMBRO — L’ALIMENTATION GÉNÉRALE (20h às 00h)

20h — Abertura com DJ Rick Mala

Paraibano, DJ e artista multimídia, Rick vai apresentar sua diversidade sonora, indo de MPB a batidas eletrônicas.

20h20 — Performance teatral com o ator Fábio Campos que será mestre de cerimônias.

20h40 — Desfile do Movimento Ballroom. A Casa da Baixa Costura apresenta a coleção “Pra Não Esquecer Do Que Somos Capaz”, de Dorot Ruanne.

21h — Samba de gafieira com o bicampeão de gafieira e penta de forró, Daniel Barros e  a dançarina Isa-Caires Sousa

21h20 — Desfile / Marcas autorais da Paraíba e também exibem criações  com renda renascença, labiritnto, macramê, com renda renascença, tingimento natural.  / Marcas autorais da Paraíba

21h40 — Concerto com Anderson Leal, de Belém do Pará, com a sonoridade amazônica e os ritmos como carimbó, brega e tecnobrega, acompanhado por Vitor de Sousa (guitarra) e Luci (percussão).

DJ Rick Mala comanda o som durante toda a noite.

23 DE NOVEMBRO — DIGITAL VILLAGE (17h às 00h)

17h — Abertura com DJ Rick Mala + Feira de Economia Criativa

Exposição das marcas paraibanas, mostra do projeto Rêves Entrelacés e da iniciativa Paraíba Bordada à Mão (exposição com quadrinhos bordados que estarão à venda), além de gastronomia brasileira.

17h30 — Performance teatral com Fábio Campos

18h15 — Mostra de cinema + debate com diretores

Exibição de produções independentes que dialogam com moda, território e identidade.

20h30 — Desfile / Movimento Ballroom (Casa da Baixa Costura)

20h45 — Desfile / Marcas autorais da Paraíba

21h — Forró e aula aberta com Daniel Barros e Isa-Caires Sousa

21h45 — Show com a cantora Ana Aóas

DJ Rick Mala no som durante toda a programação.

Participam da edição internacional do Mercado Capim Fashion Morada, Viva Celina, Make U Better, Camila Demori, Lu Toscano, Clotilde – Seda Pura, Vestida de Arte, Aramê (Julieta Estevão), Marlene – Renda Renascença, Sta Lu, Réstia + Atelier Renascer, Jô do Osso, Valéria Antunes e Papuiê, que apresentam peças produzidas com técnicas artesanais e processos sustentáveis. A mostra reforça o compromisso do festival em promover a economia criativa do estado e abrir novos mercados para a moda independente.