Evento em homenagem a José Américo terá lançamentos da Editora A União

Janelas da História, Espelho de Papel e Paraíba na Literatura são as obras que serão lançadas na Noite da Literatura, que vai acontecer no auditório da Fundação Casa José Américo de Almeida, no dia 10, próxima quinta-feira, , data que marca os 42 anos de morte do escritor José Américo de Almeida, que foi ministro de Estado, governador da Paraíba e fundador da Universidade Federal da Paraíba.
O governador João Azevedo confirmou presença no evento, que também faz parte das comemorações do 40 anos da fundação, instalada na antiga residência do escritor, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.
As obras – Janelas da História é uma coletânea de 48 artigos publicados, semanalmente, nas páginas do Jornal A União, de agosto de 2020 a dezembro de 2021, e que retratam a vida, a obra e o universo do escritor José Américo de Almeida. O livro é apresentado ao leitor por textos do governador João Azevêdo, do presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura e pela diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez.
Já Espelhos de Papel – A Vida refletida em crônicas– segundo volume, é a reunião de 75 crônicas em diferentes estilos, de 25 autores de várias gerações, que abordam temas do cotidiano, a exemplo do futebol, os encantos das ruas, recordações da infância, personagens da capital e acontecimentos aparentemente comuns, transmutados para uma narrativa fluente que prende a percepção do leitor que passeia pelas 270 páginas da obra. São textos reflexivos compõem esse rico acervo do gênero, apresentado numa obra que é resultado de uma pesquisa nas páginas de A União, assinadas por intelectuais de diferentes áreas, opinando sobre variados temas. O livro é uma excelente opção para os amantes da boa literatura.

E, por fim, o livro Paraíba na Literatura, em seu terceiro volume, uma coletânea que reúne perfis de 20 grandes nomes da literatura paraibana, perfilados por 20 personalidades relevantes no cenário das letras no Estado. A publicação será disponibilizada pelo Governo do Estado a visitantes que sejam recebidos pelo governador João Azevêdo e o intuito é promover e divulgar a literatura paraibana. Composto por poetas, romancistas, cronistas e dramaturgos, de diferentes gerações e estilos, o livro cumpre a função do reconhecimento dos vultos que ajudam a contar a história da Paraíba, através dos seus escritos. A obra também contempla uma das missões da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que é produzir, difundir, estimular e apoiar a criação artística, a literatura, o conhecimento científico e o exercício crítico da cidadania.







