Prefeitura de João Pessoa e Unimed celebram convênio
Geral

Prefeitura de João Pessoa e Unimed celebram convênio

Pacientes do SUS poderão utilizar estrutura do Hospital Alberto Urquisa Wanderley

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
11/01/2021 17:20:08


A população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da Capital quanto dos municípios pactuados com a Prefeitura, poderá fazer os transplantes no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed JP. Os procedimentos serão realizados com recursos públicos, utilizando a estrutura de ponta do Alberto Urquiza. “Todos estão sendo beneficiados, incluindo os vinculados ao SUS. Estruturar parcerias que ofertem serviços à população compõe a agenda desenvolvimento sustentável do Pacto Global da ONU, do qual somos signatários”, declarou Gualter Lisboa Ramalho, presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa.

O prefeito da Capital, Cícero Lucena, destacou a importância da parceria para as pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde. “Vamos contar com a excelência do serviço para garantir atendimento de qualidade para as pessoas que mais precisam”, declarou. O prefeito disse que o processo para realização dos transplantes de coração por meio da parceria com a Unimed JP está em fase adiantada.

O cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio, coordenador do Núcleo de Transplantes da Unimed JP e chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Alberto Urquiza, destacou a importância social do convênio. “Vamos voltar a oferecer este serviço à população mais carente”, disse. Ele lembrou que muitas pessoas não têm condições de realizar transplantes em outros estados, seja em razão da própria doença ou por questões de ordem econômica.

O convênio foi assinado pelo presidente Gualter Ramalho e pelo prefeito Cícero Lucena. Também estavam no momento da assinatura, na última quinta-feira (8), o vice-prefeito Leo Bezerra; o secretário municipal da Saúde Fábio Rocha; a secretária executiva da saúde, Rossana Sá; o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley; o secretário municipal da Comunicação, Marcos Vinícius; e o secretário governamental Diego Tavares.

Hospital pioneiro - O Hospital Alberto Urquiza é pioneiro na realização de transplantes de coração e fígado na Paraíba. O primeiro transplante cardíaco ocorreu no dia 23 de maio de 2004 e o primeiro de fígado, 15 dias depois. Já os transplantes de rim tiveram início em outubro de 2009.

Esses procedimentos são considerados marcos na história da medicina paraibana e, desde então, já foram realizados 75 transplantes de fígado, 11 de coração e 17 de rim. Apesar de o Hospital Alberto Urquiza sempre dispor de estrutura para a realização dos procedimentos, recentemente eles foram parados em razão da interrupção dos convênios com o poder público municipal. Para a direção da Unimed JP, esse fato merece destaque e realça a satisfação pela retomada na nova gestão.

Chefe da equipe de transplante cardíaco do Hospital Alberto Urquiza e pioneiro no procedimento na Paraíba, o cardiologista Maurílio Onofre Deininger destacou a importância de ter um hospital com uma estrutura compatível aos melhores do país como fundamental para a realização do procedimento. “Em 2004, quando fizemos o primeiro transplante de coração da Paraíba, a responsabilidade era muito grande e a cobrança parecia ainda maior. Ter a estrutura do hospital da Unimed foi de fundamental importância”, lembrou.

O tempo passou e, atualmente, os recursos tecnológicos são ainda melhores, de acordo com o médico. “Hoje, o hospital está ainda melhor estruturado tanto para fazer transplantes como todos as outras cirurgias de alta complexidade”, garantiu.

Estrutura e segurança - Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Alberto Urquiza possui um Centro Cirúrgico equipado com tecnologia de ponta, UTIs que formam o maior e melhor Centro de Terapia Intensiva (CTI) da rede privada do Estado, centro de diagnóstico por imagem e diversos outros equipamentos que garantem um atendimento completo aos clientes. Para atuar em toda essa estrutura, a unidade conta com uma equipe multiprofissional experiente e especializada em suas áreas de trabalho.

Além disso, o Alberto Urquiza tem diversas certificações de qualidade. É o único do Estado, por exemplo, a ter, ao mesmo tempo, a Acreditação Internacional Qmentum e o nível mais alto da Acreditação Nacional, concedida pela ONA. No ano passado, pelo terceiro ano consecutivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avaliou o hospital como um dos mais seguros da Paraíba, e a unidade conquistou também a Acreditação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, concedida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica Metabólica.

 

 

FONTE: Vivass Comunicação

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Intermares ganha Contemporâneo Residence
Começa nesta quinta, 14, o defeso do caranguejo uçá

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.