Festa Literária de Dona Inês acontece de 2 a 5 de maio

A cidade de Dona Inês, localizada entre o brejo e o curimataú paraibano, será palco de arte e literatura entre os dias 2 e 5 de maio, com a realização da primeira edição da Festa Literária de Dona Inês (FLIDI). A grande homenageada é Maria Valéria Rezende, uma das mais importantes escritoras contemporâneas, autora dos premiados romances Quarenta dias, vencedor do Prêmio Jabuti, e Outros cantos, que  recebeu o prêmio Casa das Américas.

A programação consta de mesas redondas, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais. Com o tema “Literatura e Educação para o desenvolvimento humano”. Para o secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes, “a FLIDI não é apenas um evento cultural, é uma afirmação de que Dona Inês é um território fértil para a educação e a literatura, capazes de inspirar e transformar comunidades”, afirma.

Este festival literário promete não apenas celebrar a literatura, mas também inspirar os participantes a considerarem o poder transformador da educação e da leitura no desenvolvimento humano e comunitário. É o que acredita a idealizadora do projeto, a escritora e produtora cultural Valeska Asfora, que conheceu Dona Inês quando foi convidada à lançar o livro de sua autoria, “Anayde Beriz – a última confidência”. Ela lembra que, além da riqueza natural e cultural da cidade, se surpreendeu com a quantidade de pessoas presentes ao evento e o interesse.

“Imediatamente me pareceu uma cidade com todas as condições para realizar um evento literário de maior porte, voltado à formação de leitores, a exemplo dos festivais literários que ocorreram na Paraíba até 2016/2017. Fiz a proposta ao secretário de Turismo e Cultura, Josenildo Fernandes que, prontamente, compreendeu e aceitou a ideia”.

Programação –  A festa começa na quinta-feira, dia 2, com um Concurso de Leitura, no Ginásio José Eugênio, seguido pela cerimônia de abertura que contará com a presença de autoridades locais, representantes culturais e acadêmicos. Destaca-se a participação de representantes de instituições como Sebrae-PB, Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba. Na noite de abertura o público será convidado a refletir sobre a capacidade transformadora da leitura na mesa “Ler é voar para outros mundos”, que contará com a presença da própria homenageada, Maria Valéria Rezende.

A programação A Feira Literária de Dona Inês vai oferecer diversas oficinas para atrair públicos de todas as idades e profissões, desde a arte de fazer haicais até a contação de histórias e empreendedorismo cultural. Uma das oficinas mais esperadas é a de Literatura de Cordel, que será ministrada por profissionais da UFPB no ambiente inspirador da Escola Maria da Paz.

O evento também será uma vitrine para lançamentos de livros e discussões acerca de temas contemporâneos na literatura, como a representação da mulher, a intersecção entre o rural e o urbano e a influência da cultura nordestina. Cada mesa de debate foi cuidadosamente planejada para estimular o diálogo e a troca de ideias entre escritores, acadêmicos e o público.

O sábado à tarde promete ser um dos pontos altos da FLIDI com o espetáculo de teatro de bonecos “Tem boi no algodão”, seguido por uma performance do Coro da Câmara de Campina Grande. A noite de encerramento, no domingo, contará com um Sarau Literário, música ao vivo e o tradicional forró pé de serra, proporcionando um final festivo para a celebração literária.